
A Biblioteca Nacional, uma das construções mais visitadas de Brasília e localizada no centro da capital federal, foi fechada nessa quarta-feira, 22 de janeiro. O motivo: os servidores denunciam o constante uso e tráfico de drogas no local. Segundo eles, falta policiamento nos arredores do prédio. Para chamar a atenção das autoridades, os servidores da Biblioteca enviaram ofícios à Polícia Militar e à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
O curioso é que praticamente ao lado da Biblioteca Nacional funciona um Centro de Assistência Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e uma Cidade Acolhedora, que orienta e acompanha famílias e indivíduos em situação de rua.
De acordo com os servidores, o problema não é apenas falta de segurança. Vai além disso. Trata-se de saúde pública e assistência social aos dependentes químicos.
Realidade nos pequenos municípios
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) questiona: se este tipo de realidade existe em plena capital do País, qual será a condição que pequenos e médios municípios enfrentam diariamente sobre o crack? Diferente de Brasília, os municípios menores passam por grande dificuldade para acessar o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Ele serviria para minimizar os problemas do uso e o tráfico de crack e outras drogas.
A Biblioteca fica na mesma avenida onde funcionam o Ministério da Saúde e o Congresso Nacional. (Agência CNM)
Comentários