Nice Moraes/ Agência Assembleia
Foi com respeito, lágrimas, músicas e salvas de palmas que autoridades, amigos, familiares e a população de Caxias se despediram do presidente Humberto Coutinho nessa terça-feira (02), durante o velório realizado no Ginásio da Facema e no cortejo que percorreu as principais ruas da cidade.
No ginásio, que estava lotado, aconteceu a missa de corpo presente e orações proferidas pelo capelão pastor Caetano. Em seguida, o governador Flávio Dino e a Dra. Cleide Coutinho fizeram discursos emocionantes. “Pela primeira vez, em 11 anos, eu chego aqui e Humberto Coutinho não estava me esperando. Jamais pensei que um dia eu ia assinar um decreto oficial em homenagem a esse grande homem”, disse Flávio Dino, chorando bastante.
Ele disse ainda que o presidente Humberto era um homem leal. “Humberto foi muito leal comigo”, afirmou, se dirigindo a Dra. Cleide e declarando que “você pode contar comigo; Caxias pode contar comigo. A maior homenagem que podemos dar é uma salva de palmas ao amigo Humberto Coutinho”.
Cleide Coutinho lembrou que Humberto Coutinho lhe disse, em São Luís, que o maior presente que poderia receber seria morrer em Caxias. “Agradeço a sua gentileza, que fez com que isso acontecesse perto dos amigos e da sua família”, disse reportando-se ao governador Flávio Dino.
Cortejo
Durante todo o percurso do cortejo, as pessoas acenavam dando o último adeus a Humberto Coutinho. A cidade parou para acompanhar a passagem do cortejo que percorreu as principais ruas da cidade. Um dos momentos marcantes aconteceu em frente à Casa de Saúde e Maternidade onde os funcionários fizeram uma linda homenagem a Humberto Coutinho, cantando a música ‘Como era grande o meu amor por você’.
Em frente à Faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Facema), também foi prestada homenagem especial. Em seguida, o cortejo passou pela TV Sinal Verde, Avenida Senador Alexandre Costa, rodoviária, bairro Coheb, seguindo para o bairro do Itapecuruzinho, onde ocorreu o sepultamento na capela da família, que fica ao lado do Cemitério Olaria.
Homenagens
“Perdemos um grande amigo, um grande líder, conciliador e muito admirado por todos. É com tristeza que nos despedimos do nosso presidente”. Essa foi declaração uníssona entre os deputados e diretores da Assembleia Legislativa que compareceram ao velório do presidente Humberto Coutinho.
O governador Flávio Dino; o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; os ex-deputados Marcone Farias e José Gentil; o deputado federal Rubens Pereira Júnior; o ex-deputado federal Gastão Vieira; vereadores, amigos e correligionários também foram dar o último adeus a Humberto Coutinho. “É com o sentimento de tristeza que estamos aqui na despedida de Humberto Coutinho que deixa um vácuo muito grande na política do Maranhão”, afirmou o presidente Othelino Neto (PCdoB).
Comentários