Mesa diretora presidida pelo prefeito Sebastião Madeira e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Jairo Almeida

Raimundo Primeiro

A visita que o embaixador da Índia no Brasil fez a Imperatriz, no último fim de semana, repercutiu positivamente entre os diversos setores da comunidade. Sunil Kumar Lamal atendeu a convite formulado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e, após conhecer a cidade, conversou com autoridades e empresários da capital, São Luís.
A comitiva desembarcou sábado à noite, 21, no Aeroporto Prefeito Renato Moreira. Logo pela manhã de domingo, 22, às 9h, Sunil Kumar Lal participou de atividade ocorrida no Centro de Convenções (CCI), ouvindo exposição do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, sobre as potencialidades econômicas do Maranhão e da região sulmaranhense, com destaque para Imperatriz. O tema foi “Maranhão e Índia: Oportunidades”, por meio da qual traçou um perfil do atual momento vivido pelo Estado, além de falar sobre suas perspectivas em âmbito econômico.
O prefeito Sebastião Madeira (PSDB) avaliou como promissores os resultados da estada na cidade do embaixador SunilLaL, acrescentando ter sido “muito bom, produtivo, que poderá ter boas consequências”.
Para o prefeito Sebastião Madeira, foi uma espécie de semeadura, com o município esperando, agora, os resultados do encontro com o governo indiano, por meio das conversas mantidas com o embaixador SunilLal.
“Foi semeada a semente, a gente espera os resultados”. O chefe do Executivo acredita que a visita pode significar uma parceria comercial entre os empresários locais e empreendedores indianos.
A reunião da manhã de domingo, no Centro de Convenções, foi organizada pela Prefeitura Municipal de Imperatriz (PMI) e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), com o apoio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), com o objetivo de estreitar os relacionamentos entre a região e a Índia.
O embaixador SunilLal destacou que os indianos estão focados no desenvolvimento do país, acrescentando que cerca de 15% do Produto Interno (Pib) da Índia é originário do setor industrial. A propósito do encontro com os empresários locais, informou que, a partir do momento em que o índice chegar à casa dos 25%, a Índia entrará para o grupo dos países desenvolvidos.
O embaixador SunilLal destacou que o Maranhão e o Brasil podem contribuir significativamente com outros do mundo na produção de alimentos e energia. “Além de outras áreas, entre as quais a de Tecnologia da Informação.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), empresário Jairo Almeida dos Santos, disse que a visita do embaixador SunilLal representa um marco para a economia da cidade, principalmente em virtude do momento alvissareiro que vive, atraindo investimentos em diversas áreas.
“O Maranhão surge como uma das últimas fronteiras agropecuárias de investimentos, alternativa marcada pela atual conjuntura, com um cenário de crise. Em se tratando de região polarizada, particularmente por Imperatriz, dentre, as diversas áreas que consideramos potenciais, estão o extrativismo vegetal, destacando-se o babaçu, do qual se extrai o óleo mineral; reflorestamento, ressaltando-se a produção de celulose e derivados; agricultura, com grande produção de soja e milho; arroz e mandioca, além da horticultura, avicultura e piscicultura”.
O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador José Carlos Soares Barros (PTB), também falou sobre a visita do embaixador SunilLal a Imperatriz, conhecendo a força da região tocantina e do Maranhão, além de falar sobre algumas coisas relacionadas ao atual contexto econômico pelo qual o seu país atravessa.
“Uma visita importante, o nosso município vem crescendo e, desta forma, despertando a atenção de autoridades e empreendedores de importantes centros de desenvolvimento do mundo”, avaliou José Carlos Soares, afirmando que o Legislativo permanecerá em efetiva consonância com as ações e projetos que visam o fortalecimento da economia imperatrizense.
O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), empresário Marcone Marques, também esteve presente ao encontro com o embaixador SunilLal e frisou ser o acontecimento a reafirmação do momento positivo pelo qual Imperatriz vem passando. Durante o evento, ele presenteou o embaixador indiano com uma bolsa. “Para que o embaixador possa voltar a nossa cidade”, brincou.