Governador Flávio Dino durante a abertura da Agritec Grajaú

Pela primeira vez, a região do Médio Sertão do Maranhão recebe uma edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec). O governador Flávio Dino esteve nessa quinta-feira (23), em Grajaú, para o lançamento da 6ª Agritec promovida pelo Governo do Estado. Na ocasião, ele entregou 18 barracas do kit feira do programa ‘Mais Produção’, assinou decreto de doação de terra para construção de um centro comunitário e cultural no povoado Alto Brasil e um termo de cooperação técnica para implantação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, em Arame.

Recepcionado de forma calorosa pelos grajauenses e com a apresentação do boi-bumbá indígena da tribo Guajajara, o governador ressaltou que as Agritecs têm como principal objetivo acabar com a dualidade de um estado que tem tudo para ser rico, mas, ao mesmo tempo, tem um povo tão empobrecido, fruto de décadas de descaso e falta de investimentos em setores como agricultura familiar, pecuária, pesca, aquicultura e extrativismo.
De acordo com ele, o fortalecimento da agricultura familiar, a partir de parcerias com órgãos como o Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de movimentos sociais como ACONERUQ,  FETAEMA, FETRAF-MA, MIQCB e MST, faz parte de duas premissas fundamentais do Governo do Estado: tecnologia e conhecimento; essenciais para o crescimento do setor primário e do desenvolvimento real da produção maranhense.
“A Agritec foi criada no nosso Governo. Não existia antes porque é muito difícil encontrar Governo que acredite em produção. Normalmente há quem acredite apenas em demagogia, em obra eleitoreira, essas coisas assim. E nós acreditamos em coisas duradouras, coisas sérias. Por isso que os focos principais do nosso Governo são produção e educação”, ressaltou o governador.
Em sua 6ª edição, a Agritec já movimentou aproximadamente R$ 3 milhões, capacitou mais de quatro mil pequenos produtores e movimentou um público de quase 100 mil pessoas, com a participação de cerca de 100 municípios envolvidos. Em Grajaú, o público da região vai contar, até o próximo sábado (25), com atrações musicais, gastronomia, workshop, exposição de animais, promoções e divulgações de produtos oriundos da agricultura familiar, criando espaços para comercialização e fortalecendo a identidade dos grupos produtivos.
Organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), a Agritec de Grajaú deixará um legado de conhecimento para a região, segundo o secretário da SAF, Adelmo Soares.
“O governador Flávio Dino fez questão de abrir o escritório da Agerp aqui em Grajaú para colocar um técnico para levar conhecimento aos nossos agricultores e aos povoados. Por isso que na nossa grade científica teremos, nesses três dias, vários seminários de capacitação, treinamento com a Embrapa, com os bancos, a participação da situação fundiária do município e do Estado”, explicou o secretário.