Ministro Garibaldi Filho, Aderson Marinho (ao centro), prefeito de Porto Franco, deputado Domingos Dutra e Deoclides Macedo

O prefeito de Porto Franco, Aderson Marinho Filho (PDT), participou de audiências nos Ministérios da Saúde, Educação e Previdência Social. No ministério da Saúde, Aderson Marinho tratou de assuntos relacionados à implantação da Unidade de Pronto Atendimento UPA-24. A conquista se deve à participação da deputada estadual Valéria Macedo (PDT-MA).
A UPA de Porto Franco vai servir para atender pacientes em casos de atendimento médico de urgência, e depois de uma triagem os médicos decidem se devem ser encaminhados ou não a um hospital. Acompanharam o prefeito de Porto Franco o ex-prefeito e procurador geral do município, Deoclides Macedo, e o deputado federal Domingos Dutra-PT/MA.
No Ministério da Educação, o prefeito de Porto Franco foi em busca da consolidação do projeto de implantação da Unidade do IFMA no município. Aderson Marinho apresentou na Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério resultado da Audiência Pública realizada no final da semana passada onde ficaram definidos eixos e cursos a serem implantados na UET de Porto Franco ainda neste ano de 2013. A implantação do IFMA em Porto Franco, além dos estudantes de municípios vizinhos, vai beneficiar também estudantes de cidades tocantinenses, como Tocantinópolis e Aguiarnópolis.
Para fechar a agenda de compromissos na Capital Federal, o prefeito foi até o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Na oportunidade, tratou de assuntos ligados à implantação da Agência do INSS em Porto Franco. O prédio da Agência está sendo construído com previsão de conclusão até o final de dezembro deste ano, podendo entrar em funcionamento no ano que vem. A Agência do INSS em Porto Franco vai atender beneficiários da Previdência Social dos municípios de Porto Franco, Campestre, São João do Paraíso, Lajeado Novo e Ribamar Fiquene. O convênio para esta obra foi celebrado ainda na gestão anterior (Deoclides Macedo).
Com a implantação da Agência do INSS, UPA e IFMA, Porto Franco se consolida cada vez mais como município em pleno desenvolvimento. A cidade, que já é polo de educação e saúde, passa agora a ter sua autonomia também no setor de assistência social.