O prefeito Sebastião Madeira e a secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, cumpriram ontem (20) agenda no Ministério da Saúde, em Brasília, junto ao deputado federal Chiquinho Escórcio em mais um passo para sensibilizar o Ministério a aumentar os recursos da saúde em Imperatriz, congelados há mais de quatro anos. Acompanhou ainda a audiência o superintendente municipal de Regulação, Irisnaldo Félix.
A audiência de ontem, segundo o prefeito, é o resultado de uma anterior, também agendada pelo deputado Chiquinho Escórcio. Ontem, o prefeito, a secretária e o deputado apresentaram os números atuais da saúde de Imperatriz, que nesses dois últimos anos só aumentaram. “Nossa saúde não é municipal. Ela é regional”, disse o prefeito.
É ponto pacífico na região que os recursos destinados pelo Ministério da Saúde para financiar o sistema de saúde de Imperatriz, responsável pela alta complexidade de todos os municípios da região, são insuficientes para atender à demanda. Ainda mais que o sistema ainda recebe pacientes do Pará e do Tocantins.
Em entrevista à imprensa, o prefeito declarou que o número de pacientes atendidos no Hospital Municipal, até então, nunca tinha saído dos oito mil; hoje, afirma o prefeito, são 17, às vezes até 18 mil atendimentos por mês.
“Aumentou tudo! O número de pacientes, cirurgias de emergência e eletivas, medicamentos; só não aumentou o recurso. É isso que estamos tentando fazer aqui, em Brasília, com o deputado Chiquinho Escórcio”, disse o prefeito.
Madeira aproveitou a oportunidade para agradecer o deputado por se colocar sempre à disposição para ajudar a resolver os problemas da cidade, sendo a saúde um deles. “Somos sempre justos para agradecer aqueles que ajudam o nosso municio e o deputado Escórcio é uma dessas pessoas”, assinalou o prefeito.
Sobre o resultado da audiência, a secretária de Saúde, Conceição Madeira, disse que, embora ainda não haja uma definição quanto ao aumento dos recursos, o clima é de confiança. “Desde a primeira audiência que estamos encaminhando, devidamente instruída, toda a documentação exigida pelo Ministério. Na semana que vem, voltaremos mais uma vez, a pedido dos técnicos, para mais uma rodada de conversas que esperamos que seja decisiva”, asseverou a secretária.
Agradecimentos - Na mesma entrevista, por telefone, o prefeito Madeira aproveitou para agradecer o apoio que parte da bancada do Maranhão tem dado à sua gestão, sobretudo as emendas parlamentares, mesmo a grande maioria ainda não tendo sido liberada.
“O deputado Brandão, a deputada Nice Lobão, o senador Lobão Filho, o ministro Lobão, o deputado Davi Júnior, o deputado Dutra e Cleber Verde, e ainda o ex-deputado Flávio Dino. Todos eles têm nos ajudado. Nossas vindas a Brasília também são no sentido de lutar pela liberação dessas emendas que, uma vez liberadas, resultarão em obras para a melhoria urbana da nossa cidade”, concluiu o prefeito. (Comunicação)