Governador Flávio Dino é recepcionado por tribo indígena participante da Agritec Barra do Corda

As Feiras de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) estão mudando a realidade da produção no estado. Nessa sexta-feira (23) foi a vez de Barra do Corda, na Região Centro Sul, receber a 11ª edição do evento, que levou uma série de benefícios para os produtores rurais. Ainda na cidade, o governador Flávio Dino vistoriou as obras do Governo do Estado de serviços de melhoria no abastecimento de água e a construção do Núcleo de Educação Integral e da MA-012, que liga Barra do Corda a São Raimundo Doca Bezerra.

Na Agritec, o governador Flávio Dino foi recebido com festa pelos produtores da região e indígenas que aproveitaram a oportunidade de conhecer, por meio de vitrines, oficinas, workshops e palestras, tecnologias simples e de baixo custo para melhorar sua produção e, assim, gerar renda e desenvolver a agricultura familiar no território. Além de Barra do Corda, participaram da Feira produtores de Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú e São Raimundo do Doca Bezerra, municípios integrantes do Plano Mais IDH.
Em seu discurso, Flávio Dino explicou que a prioridade da produção no Maranhão era uma demanda esperada há muito tempo pelos movimentos sociais do campo. “Havia essa reivindicação. E as pessoas pediam assistência técnica, títulos de terra, apoio à comercialização e a infraestrutura. Nós, então, resolvemos implantar essa Feira. Não existia antes, passou a existir no nosso Governo”, ressaltou.
Durante a solenidade, uma série de benefícios foi entregue aos produtores da região, a exemplo da assinatura de contratos do Pronaf Agricultura Rural e a entrega de chaves de 175 casas do Programa Nacional de Habitação Rural para Agricultores Rurais, em parceria com o Banco do Brasil. Além disso, o Governo do Estado entregou kits de irrigação para comunidades de Barra do Corda e Grajaú e cartões para agricultores beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.
O governador Flávio Dino beneficiou o município de Fernando Falcão com a entrega de cinco Arcas das Letras, projeto que faz parte do eixo educação do Plano Mais IDH e objetiva promover acesso à leitura. O Governo também concedeu 25 títulos individuais de propriedade a agricultores da região. “A Agritec foi uma festa maravilhosa, um público excelente. É o Governo investindo fortemente na agricultura familiar para ajudar a transformar e fazer um Maranhão de todos nós”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Abastecimento de água

A visita do governador Flávio Dino a Barra do Corda foi marcada também pela vistoria nas intervenções de saneamento básico, sob a coordenação da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A Estação de Tratamento de Água (ETA) passa por obras de melhorias estruturais, assim como o prédio da nova Casa de Química, com a ampliação da Rede de Cloração, limpeza do reservatório e a realização de 270 novas ligações domiciliares. Com o pacote, o Governo do Estado beneficia diretamente mais de 51 mil pessoas com um investimento de R$ 1,9 milhão.
O governador classificou a obra como “um sonho de muitos anos da região e da cidade” e disse que ela está 80% concluída. “Vai praticamente dobrar a capacidade de distribuição de água na cidade. Já fizemos ampliação da rede de distribuição. Hoje nós temos um desperdício de água, por incapacidade do conjunto do sistema, ou seja, a água captada não é toda aproveitada, e isso gera a carência que a cidade tem. Isso tem mais de 20 anos sendo adiado e no nosso Governo está sendo resolvido”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Caema, Davi Telles, essa é uma intervenção de recuperação integral, onde todos os itens do sistema estão sendo recuperados, desde a captação de água bruta no Rio Corda, passando pela ETA, pelas elevatórias, os bombeamentos, sistema de reservação, expansão da rede de distribuição de água tratada e novas ligações e hidrometração para conter o desperdício. “A população de Barra do Corda que sofre há duas décadas vai ganhar muito com essa obra”, pontuou.

Núcleo de Educação
Integral e MA-012

Barra do Corda será mais uma cidade maranhense a receber uma escola de tempo integral no Maranhão. Com as obras já em finalização, o prédio conta com quadra esportiva, auditório, biblioteca e laboratórios de química, biologia e física, além de salas de descanso para os professores, para os alunos, ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado e sala de direção.
O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, disse que os investimentos do Governo do Estado em Barra do Corda ajudam a melhorar a qualidade de vida da população e os indicadores sociais e econômicos, como é o caso da construção da MA-012, até São Raimundo do Doca Bezerra, “que já está em ritmo avançado e vamos iniciar em breve o asfaltamento”.
“Como é também o caso do Núcleo de Educação Integral. Uma área muito grande, um investimento de R$ 4 milhões, tudo feito com muito zelo, capricho e dedicação. Acabamento de primeira, materiais utilizados de alta resistência e durabilidade. A forma correta de aplicação do recurso público que é a determinação firme do governador Flávio Dino”, completou Noleto.