Cidade de tradicional rivalidade política (em 1992, Ildemar Gonçalves venceu Jeová Alves por apenas 34 votos), Açailândia mais uma vez repete o quadro de acirramento. Pesquisa encomendada por O PROGRESSO aponta o candidato do PSDB, Elson Santos, ligeiramente à frente da candidata Gleide Santos (PMDB). Na espontânea, a diferença é de 2,5 pontos percentuais e na estimulada 1,5 ponto percentual. O candidato Prof. Milton tem 8 por cento na primeira e 8,2 na segunda.
Se em dois quesitos, não opinou e branco, é baixo o número de indecisos, por sua vez, é alto o número de eleitores que admitem mudar o voto, 23,7 por cento. Quando perguntado em qual desses candidatos o eleitor jamais votaria, a resposta mostra quadro de voto a voto que se traduz a eleição em Açailândia: Gleide Santos é rejeitada por 31,7 e Élson Santos por 30 por cento dos eleitores.
Registrada no dia 21 deste mês sob o número 00292/TRE-MA, a pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 pela empresa Inteligente Consultoria e Serviços Ltda., ouviu 600 entrevistados e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Um detalhe a considerar é que nos povoados da Zona Rural, onde reside 25 por cento da população do município, apenas o povoado de Novo Bacabal foi pesquisado.
Publicado em Política na Edição Nº 14516
Comentários