Juntamente com o prefeito reeleito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira foram diplomados na noite de ontem o vice-prefeito Luiz Carlos Porto, vereadores e suplentes, durante cerimônia realizada no Palácio do Comércio e Indústria, presidida pelo juiz Marcos Antonio de Oliveira, titular da 92ª Zona Eleitoral e Diretor do Fórum Eleitoral. Com votação consagradora, 71.878 votos, correspondente a 57,61 %, Madeira que disputou contra oito candidatos é o primeiro prefeito reeleito na história de Imperatriz.
Bastante prestigiada a cerimônia contou com as presenças do desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, vice presidente, corregedor e ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, e dos juízes Tyrone José da Silva (auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral), do titular da 33ª Zona Eleitoral, José de Ribamar Serra e de Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, titular da 65ª Zona Eleitoral, dos promotores eleitorais, Sandro Pofahl Bíscaro (33ª ), Jadilson Cirqueira de Souza (65ª) e João Marcelo Trovão (92ª), de diversas lideranças classistas e sobretudo de lideranças comunitárias que prestigiaram seus eleitos, lotando o auditório. Também prestigiaram o evento os deputados estaduais, Antonio de Pádua, Antonio Pereira, Carlinhos Amorim, Leo Cunha, Valéria Macedo e o deputado federal Chiquinho Escórcio.
Madeira: Precisamos cada um, assumir as responsabilidades para o bem de Imperatriz
Durante pronunciamento, Madeira fez questão de expor o que ele classificou como seu maior desafio, o de trabalhar mais, a cada dia, para o desenvolvimento de Imperatriz. E convidou os vereadores eleitos a caminhar juntos. "Não carrego comigo a pretensão de ter o apoio de todos, mas quero o apoio daqueles que querem trabalhar pela cidade. Imperatriz é como uma mãe, generosa, que acolhe a todos, e quem tem com responsabilidades, não pode ver adversários e ser adversário, simplesmente por ser".
Vamos aprofundar as parcerias, com o governo federal, com o governo estadual e com a iniciativa privada, continuou Madeira, que ainda criticou aqueles que não respeitam o lugar comum que é de todos. Uma referência explícita a aqueles que esticam suas calçadas, impedindo a circulação das pessoas, a quem não respeita o trânsito, a quem contribui para a poluição sonora e para a poluição visual. - Tudo isso não cabe mais em Imperatriz. É preciso fazer aqui o mutirão da cidadania, afirmou à reportagem.
Encerrando, Madeira fez questão de agradecer ao trabalho unificado exercido pelos juízes e promotores eleitorais, que rigorosos, souberam conduzir o processo eleitoral. Aos vereadores, e sobretudos aqueles que disputaram o pleito e não foram vencedores, mas contribuíram com a democracia e processo político "já que nenhum vereador aqui foi eleito por si só - não fez a legenda - e o voto de vocês, não eleitos, ajudaram a elegê-los". Finalmente agradeceu a Deus e ao povo de Imperatriz que renovou seu mandato com uma votação ainda maior que a eleição anterior (em 1988, teve 50,89 % dos votos). "Uma prova inconteste de que soubemos respeitar a confiança adquirida com a eleição". Por fim, prometeu ser humilde, "e que 2013, 14, 15 e 16 sejam os anos de Imperatriz".
QUEM É MADEIRA
Primeiro filho (sete ao todo) do casal, Luís Antonio Madeira e Elizabeth Torres Madeira, Sebastião Torres Madeira nasceu em São Domingos do Maranhão em 29 de dezembro de 1949. Viveu parte de sua infância num lugarejo conhecido como Tanque, município de Buritirana, 65 quilômetros distante de Imperatriz, para onde mudou aos 12 anos de idade, ocasião em que iniciou os estudos. Depois fez o ginasial na Escola Bernardo Sayão e o científico em Fortaleza (CE), onde foi leiturista de medidor de energia.
Aprovado no vestibular estudou Medicina na Universidade Federal do Ceará e foi morador da Casa do Estudante. Já graduado, especializou-se em Urologia no Rio de Janeiro. Voltou para Imperatriz para exercer a Medicina e sempre gozou de grande conceito como profissional. Casado com a médica Maria de Conceição Soares Madeira, é pai de dois filhos, Alberto Madeira (também médico e especialista em retina) e Mariana Madeira (formada em Relações Internacionais e graduanda em Medicina). Presidente do ITV - Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB, por dois mandatos, foi deputado federal por quatro vezes seguidas (1992-1995 / 1996-2000 / 2001-2004 / 2005-2008).
Comentários