Joaquim Ribeiro de Souza Junior, novo diretor das Promotorias de Justiça

O promotor de justiça Joaquim Ribeiro de Souza Junior foi eleito nessa quinta-feira, 10, novo diretor das Promotorias de Justiça da Comarca de Imperatriz. O eleito foi candidato único e obteve 13 votos, entre os 14 membros aptos a votar.
De família mineira, Joaquim Junior é natural de Imperatriz, tendo ingressado no Ministério Público, em 2003, com 24 anos. Foi titular das Comarcas de Riachão, Santa Luzia do Paruá, Santa Luzia e Imperatriz. Nesta última, atuou no Tribunal do Júri, estando atualmente na 8ª Promotoria de Justiça Especializada.
“É a primeira vez que um imperatrizense assume esta função. Isso só aumenta a responsabilidade”, afirmou o promotor de justiça que toma posse prometendo dar continuidade às conquistas alcançadas pelo seu antecessor Frederick Bacelar e avançar ainda mais na aproximação com a sociedade civil e outras instituições públicas.
O novo diretor das Promotorias de Imperatriz faz parte do Grupo Nacional do Ministério Público e atua no combate à corrupção e na defesa dos interesses coletivos da sociedade. Em 2011, recebeu menção de reconhecimento ao seu trabalho pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ter conseguido recuperar mais de R$ 1 milhão que haviam sido desviados dos cofres públicos.
Também já foi agraciado com a primeira colocação no Prêmio Márcia Sandes da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), em razão de ter produzido a melhor peça jurídica no ano de 2010, além de ter obtido outras premiações e títulos. Antes de ingressar no Ministério Público, foi advogado, tendo sido nomeado para o cargo de procurador federal da Advocacia Geral da União.
Periodicamente realiza audiências públicas, campanhas e palestras. Recentemente, exerceu importante papel na luta pela derrubada da PEC 37, conforme reconheceu a Associação Nacional do Ministério Público.