Willian Marinho

As convenções municipais realizadas sábado ainda não foram suficientes para que os eleitores do segundo maior colégio eleitoral do estado conhecessem os candidatos a prefeito e a vice. Três importantes legendas continuam sem saber qual será o futuro a ser seguido nestas eleições. Todos eles mantêm suas atas abertas aguardando o desenrolar dos acontecimentos em torno das articulações que seus líderes estão fazendo para atrair novos partidos para fortalecer seus candidatos.
Último a realizar sua convenção na cidade, o Democratas reuniu centenas de pessoas no plenário da Câmara de Vereadores, no sábado à noite, para oficializar o nome da odontóloga Rosângela Curado candidata a prefeita. No entanto, não conseguiu apontar o seu companheiro de chapa. Começou a partir da convenção, ainda no sábado, a peregrinação para buscar o vice. Chegou-se a especular o PRB. O presidente municipal, Gessé Simão, esteve no local, mas saiu antes do início da solenidade.
No domingo, Salgado Filho esteve reunido com o deputado estadual Antônio Pereira, com o secretário de Articulação Política do Estado, Hildo Rocha, e com o também deputado Léo Cunha. Em pauta, o fechamento da chapa. Nada ficou decidido.
Estão ainda na mesma situação o PR, que lançou Ribinha Cunha, sábado pela manhã, mas ainda sem vice, e o PMDB, que num histórico embate travado em convenção, coisa que não ocorria há vários anos, o médico Antonio Leite derrotou o ex-prefeito Ildon Marques e foi oficializado como candidato a prefeito da sigla.
No final do dia, Leite esteve reunido com os vereadores do seu partido e manteve a decisão de ser mesmo candidato. Pesa contra ele o fato de que não tem outro partido para compor e sozinho não conseguirá avançar. No domingo, recebeu a visita de Hildo Rocha e Luís Fernando. O que os três conversaram não foi revelado à imprensa, mas o assunto principal foi mesmo a eleição. Ao final do encontro, Antonio Leite disse apenas que tudo está tranquilo e que as coisas serão definidas sem problemas.
O entrave para uma composição entre PMDB e DEM é que o clima da disputa entre Ildon e Leite provocou revolta dos dois lados e a maioria dos peemedebistas não aceita Leite como vice de Rosângela, por entender que é “a mesma turma do ex-prefeito”.
Caminha mesmo para que Ribinha Cunha e Rosângela Curado estejam juntos. Quem será cabeça de chapa ainda é o ponto forte das discussões. A princípio, o nome da ex-secretária de Ildon conta com uma força eleitoral maior e poderá inclusive contar com o apoio do empresário. Quanto ao PMDB, deve ser anunciada hoje a posição do partido, cuja tendência será mesmo de apoiar a reeleição do atual prefeito.
Das convenções já estão definidos como candidatos a prefeito Madeira, Carlinhos Amorim, Adalberto Franklin, Major Melo, Justino, Aluísio Melo e Wilson Leite. Dos três partidos ainda indefinidos, deverá ampliar apenas um candidato, o que totalizará oito candidatos. Número bem maior do que as eleições do ano passado.