Nesta quarta-feira (12), estudantes e servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vão eleger o reitor e diretores-gerais de 26 campi para o período 2020-2024. Um total de 31.003 eleitores estão aptos a votar, sendo 27.770 alunos, 1.722 professores e 1.511 técnicos administrativos em Educação. A votação ocorrerá de forma remota com o uso do sistema Helios Voting. A divulgação dos resultados será no dia 13 de agosto.
Debates - Com muita transparência, organização e foco na democratização do processo eleitoral e no acesso às informações, o Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) do Maranhão, campus Monte Castelo, encerrou na segunda (10/08) o ciclo de debates entre os candidatos ao cargo de reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep-MA) e do movimento estudantil. Ao longo da campanha, ocorrida de 01 a 10/08, foram realizados dois importantes debates. o primeiro, em 04/08, organizado pelo SINASEFE e contou com a presença dos candidatos: Adroaldo Almeida, Helson Falcão e Carlos Cesar que tiveram a oportunidade também de lançarem perguntas entre si. O debate foi transmitido e assistido por mais de 450 pessoas pelas redes sociais do Sinasefe (facebook) e pelo canal do Youtube do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
.“É um marco histórico para o SINASEFE. Em momento tão importante para os professores, servidores, alunos e candidatos, proporcionamos o debate de ideias, em que os candidatos puderam apresentar seus projetos políticos ao público docente, discente e técnico administrativo, que pôde enviar perguntas e se manifestar no chat do debate. Incentivamos, pelo meio mais civilizado e transparente, o confronto de ideias para que toda a comunidade do IFMA faça a sua escolha livre e consciente, a partir de suas próprias conclusões”, enfatizou o professor Pedro Ribeiro, da direção do SINASEFE.
Os quatro candidatos a reitores do IFMA participaram do debate: Adroaldo Almeida, Carlos César, Helson Falcão e Paulo Doval. Ao longo de mais de duas horas, eles explanaram suas propostas de campanhas nos mais diversos temas: políticas pedagógicas de ensino, pesquisa e extensão, gestão, recursos humanos, ensino, empreendedorismo e assistência estudantil. O debate foi transmitido pelo canal do IFMA/MA no Youtube e pelo face do Sindsep/MA. Cerca de 500 pessoas acompanharam a exposição do pluralismo de pensamento dos candidatos.
Os professores candidatos reconheceram a atividade como oportuna para apresentaram suas propostas à comunidade em geral. Carlos César enfatizou sobre a importância democrática do debate para a instituição. Helson Falcão disse que o espaço é importante para apresentar projetos que muito têm a contribuir com o IFMA. Adroaldo Almeida defendeu que, por meio do confronte de ideias, a democracia é fortalecida. Paulo Doval agradeceu o convite e ressaltou ser um momento foi importante para exporem a diversidade de pensamentos e das propostas de melhoria para a instituição.
Confira abaixo alguns tópicos defendidos pelos candidatos:
As propostas de campanhas foram apresentadas por meio de perguntas e respostas que os candidatos fizeram entre si. Todos demonstraram pessoas com a comunidade do IFMA: alunos, servidores, professores e defenderam propostas de melhoria ao longo do debate.. para Para compreender as propostas apresentadas por cada candidato, é importante assistir ou rever o debate completo que pode ser acessado no Facebook do Sindsep/MA e no canal do IFMA/MA no Youtube.
Na temática assistência estudantil, o candidato Helson Falcão defendeu a necessidade de um acolhimento para o estudante em todos os níveis de ensino ao longo de sua trajetória na instituição. “É preciso implementar políticas que insiram os alunos no mercado de trabalho, além da organização dos fóruns para ouvir os alunos e identificar suas demandas”, enfatizou.
O professor Paulo Doval, quanto ao tema pesquisa e inovação, defendeu a implantação de laboratórios apropriados para atuarem no aprimoramento do conhecimento do corpo docente e alunos da instituição. “É preciso também reformular os currículos na graduação e pós-graduação elevando ainda mais o nível de qualificação”, disse.
Adroaldo Almeida, professor de história, dentro do tema Gestão enfatizou a necessidade de uma gestão participativa, onde as pró-reitorias de Administração e Planejamento, darão conta das questões técnicas. “É preciso rever, reorganizar, replanejar o orçamento da instituição. Uma gestão mais acadêmica, participativa, inclusiva”, defendeu.
O professor Carlos César ,na temática Empreendedorismo, falou sobre a necessidade de valorizar a formação empreendedora, destacando que os alunos e professores precisam ter à disposição processos de capacitação para enfrentar e conquistar um lugar no mercado de trabalho. Relembrou a importância do aprendizado da empresa Júnior e da startup, que é uma empresa jovem com um modelo de negócio inovador. (Assessoria)
Comentários