Projeto visa manter a evolução na capacitação de cuidadores educacionais e profissionais de apoio

Pelo menos duas vezes por mês, educadores, pais e a comunidade participam de uma oficina de trabalho onde são apresentados os relatórios e as experiências, através de palestras e relatórios, da convivência em sala de aula com alunos com (TEA), transtorno do espectro autista. Os métodos aplicados, a evolução do comportamento e aprendizado também são considerados.
O projeto visa manter a evolução na capacitação cuidadores educacionais e profissionais de apoio para a educação inclusiva do município. No auditório da Secretaria são tratados em pontos considerados fundamentais na educação, que são a inclusão, a permanência, a interação e o respeito, explica a Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva, Odineia da Conceição. Ainda auxiliam o programa as supervisoras Iranir Sampaio e Maria José Oliveira.
Ao todo, são mais de 160 alunos assistidos pelo programa há mais de quatro anos e recebe todo o suporte e apoio da Secretaria de Educação e ainda o amparo legal da Lei 12.764/12 (Lei Berenice Piana) que Instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Estabeleceu as diretrizes para que esta Política se concretizasse.
A coordenadora Odineia da Conceição, explica que este plano de ação visa preparar os cuidadores educacionais e profissionais de apoio para atuar com qualidade para atender às necessidades dos alunos do TEA. Além da Secretaria de Educação - com a parte pedagógica, há uma integração com as Secretarias de Ação Social e Secretaria de Saúde com auxílios médicos e psicológicos, explica.