O senador Edison Lobão (PMDB-MA) criticou o elevado número de requerimentos para criação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs), tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados.
Para ele, isso faz com que o instrumento perca a sua importância e força na apuração de fatos e irregularidades no país.
Edison Lobão lembrou que no Senado, por exemplo, existem a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e as demais comissões temáticas que cumprem o papel que atualmente está sendo transferido, indevidamente, na opinião dele, às comissões de inquérito.
- Se pretendemos ouvir uma autoridade da República, o presidente do BNDES, por exemplo, vamos chamá-lo à Comissão de Assuntos Econômicos ou à Comissão de Fiscalização e Controle. Se ali descobrirmos que se faz necessária uma comissão parlamentar de inquérito, então nada nos impede de constituí-la. Mas criar-se uma CPI para qualquer assunto significa desprezá-la, significa apequená-la, menosprezar um instituto tão caro às instituições democráticas – disse. (Agência Senado)
Comentários