O vereador e professor Carlos Hermes (PCdoB) participou, nessa terça-feira (3), do I Encontro Regional de Segurança Pública, na Câmara Municipal de Imperatriz. Organizado pelo Ministério Público Estadual, o evento discutiu, principalmente, o combate às drogas, bem como a importância de criar o Observatório da Violência.
Durante sua fala, o vereador Carlos Hermes ressaltou que o combate às drogas e à violência, em geral, é uma discussão complexa, na qual se precisa de um olhar humanizado a respeito do assunto. “Estamos falando de sociedade, uma ciência que não é exata. Portanto, tem que haver o equilíbrio, e não se trata de fazer o discurso da repressão pela repressão. É necessário ter um novo olhar. Um olhar mais humano que compreende a mudança de mentalidade, a qual precisa abranger todo o sistema de segurança pública”.
Ainda durante o pronunciamento, Carlos Hermes enfatizou que a falta de políticas públicas para a juventude expõe os jovens a situações de vulnerabilidade social. “O jovem que está sem esporte, sem emprego, sem lazer, sem perspectiva, nos bairros da cidade é o que está mais vulnerável às diversas formas de violência. Se não tiver política pública, não adianta apenas falar que é contra a violência e que combate a violência”.
No sentido de um trabalho amplo de enfrentamento às drogas, o promotor de Justiça Antonio Coelho destacou que deve haver uma ação conjunta de diversas esferas da sociedade. “Há necessidade de envolvimento de todos os setores, principalmente da área da assistência social para inserção do usuário de drogas na sociedade. Além, também, de serviços eficazes de saúde, bem como da economia, com investimento na criação de vagas de emprego no mercado de trabalho”.
O encontro sobre segurança contou com a presença de representantes do Ministério Público, do poder executivo, do poder legislativo, do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar. E segundo o presidente do Centro de Apoio Operacional de Controle Externo das Promotorias de Justiça, José Cláudio Cabral, os encontros serão realizados no intuito de debater vastamente a temática. “Eles não serão mensais para que possamos acompanhar os resultados de cada encontro desse, para que não seja só um evento, mas sim, que seja um trabalho para melhoria do nosso sistema”.
Observatório
O objetivo do Observatório da Violência é viabilizar um acompanhamento mais próximo das políticas de segurança pela sociedade. Neste sentido, envolver representantes de diversos setores no combate às causas do crime e não apenas o crime. (Paula de Társsia)
Comentários