O secretário nacional de Transportes Terrestres e Aquaviários do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), Luciano de Castro, reconheceu ontem a necessidade de maiores investimentos daquele Ministério na rodovias federais que cortam o Maranhão. Até chegar a Imperatriz, onde veio a convite do senador Roberto Rocha assinar a ordem de serviço de retomada da duplicação da travessia urbana de Imperatriz, Luciano disse ter percorrido, num dia só, 900 quilômetros, vendo de perto a situação das rodovias do Maranhão.
Luciano Castro disse ter recebido do ministro Maurício Quintela a determinação de manter um olhar diferenciado para as estradas do Maranhão e fazer o que for possível para melhorar a qualidade de vida da população. O secretário nacional de Transportes veio a Imperatriz acompanhado do diretor geral do DNIT, Walter Casimiro, e do diretor do órgão no Maranhão, Gerardo Freitas.
Além da equipe do Ministério dos Transportes, participaram do ato de assinatura da ordem de serviço da travessia urbana de Imperatriz os senadores Roberto Rocha e Edison Lobão, o deputado federal Deoclides Macedo, o assessor da Presidência da República, Chiquinho Escórcio, o ex-prefeito Sebastião Madeira e o prefeito Assis Ramos.
Na sua fala, Luciano Castro destacou a importância do que ele chamou não de travessia, mas de adequação rodoviária. Uma obra, segundo ele, estimada em mais de 250 milhões de reais. “ Uma obra complexa de suma importância para essa região.
Politicamente a obra da travessia urbana uniu todos os senadores do Maranhão. Convictos da sua importância Roberto Rocha, Lobão e João Alberto se juntaram na luta para que não haja solução de continuidade orçamentária. Dos mais de 20 milhões de reais previstos para essa etapa, o Governo Federal liberou 12 e contingenciou o restante que os parlamentares garantem lutar para que seja liberado e a obra não pare por falta de recursos.
Todas a autoridades que fizeram uso da palavra destacaram a importância da obra bem como da união dos senadores para que a mesma se torne realidade. “Um sonho antigo que parecia nunca se realizaria. Eu e o senador João Alberto somos do mesmo partido, mas o senador Roberto Rocha, não. Todavia, nós estamos os três sempre juntos na luta pelo interesse da população. Não fomos eleitos para a discórdia, fomos eleitos para o consenso em torno dos mais legítimos interesses do povo do Maranhão”, disse o senador Lobão.
O prefeito Assis Ramos ressaltou a iniciativa da classe política se juntar em torno da luta por essa obra. “Há tempo que a população de Imperatriz anseia pelo início e conclusão dessa obra. Como prefeito de Imperatriz, me comprometo a fazer com que os empenhos sejam regularmente repassados para a empresa que ganhou a licitação e o DNIT não pare essa obra”, disse.
A duplicação da BR-010, na travessia urbana de Imperatriz, é uma realidade, mesmo ainda com doses de desconfiança, que começa a ser absorvida e consequentemente, cobrada pela classe política e a população. Os recursos, ao que consta, estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento-PAC do Governo Federal.
A duplicação da BR-010 na travessia urbana de Imperatriz hoje é uma necessidade. Dos anos 1960 até hoje a cidade cresceu, dando origem a vários bairros (verdadeiras cidades) e a diversas empresas ao longo da BR.
A duplicação e adequação da capacidade da Rodovia BR-010, travessia urbana de Imperatriz, um trecho de 14,4 quilômetros, foi planejada para melhorar o trânsito na área urbana de Imperatriz e proporcionar mais segurança para pedestres e demais usuários. A obra inclui oito elevados, duas novas pontes sobre o Riacho Cacau, e alargamento e reforço de duas pontes no subtrecho entre a MA-280 (município de Governador Edson Lobão) e a MA -125 (próximo ao município de Cidelândia).
As melhorias da rodovia incluem a construção de uma nova travessia urbana com pistas duplicadas e vias marginais. O trecho é considerado um ponto crítico para a mobilidade da região. O governo federal vai investir R$ 270 milhões nestas obras.
Paralisadas há dois anos, as obras serão feitas nos 14,4 km que vão do Km 246,40 até o 260,80. Além da duplicação, serão construídos oito viadutos e duas pontes que viabilizarão a travessia segura de pedestres. Para agilizar a execução das obras, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) construiu um novo escritório na cidade para acompanhar o andamento das obras e a manutenção da malha rodoviária de Imperatriz.
Inicialmente, a empresa responsável pela construção, Edeconsil Construções e Locações, retomará as operações em 4 quilômetros do trecho total. As obras vão beneficiar cerca de 600 mil pessoas e terão duração de três anos, podendo ser prorrogadas. Ao final, as melhorias deverão garantir a ampliação da segurança e da capacidade do fluxo, além de proporcionar a redução de acidentes na região.
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