O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) participou na última quarta-feira (21) de audiência pública para discutir a problemática envolvendo os serviços oferecidos pelas operadoras de planos de saúde no Maranhão. Durante o encontro ficou acertado que a Comissão organizará uma espécie de comitê para continuar discutindo o assunto.
Também ficou determinado que será realizada uma nova audiência pública, cuja data ainda será definida, que deverá contar com as participações de outros atores ligados ao tema, como o Ministério Público, Conselho Regional de Medicina e o Sindicato dos Médicos do Maranhão.
Foram feitos convites ao MP, ao CRM e ao Sindicato, que infelizmente os representantes não compareceram, embora a Assembleia Legislativa tenha continuado discutindo o assunto na Casa e, em breve, será promovido um encontro que terá como objetivo organizar uma pauta concreta de ações.
Participaram ainda da audiência os deputados André Fufuca (PSD – presidente da Comissão), Cleide Coutinho (PSB), Vianey Bringel (PMDB), e Valéria Macedo (PDT); o novo superintendente do Procon/MA, Kleber José Trinta Moreira Lopes; a diretora do Sindsep, Solange Rodrigues; o ex-superintendente do Procon/MA e atual responsável pela Procuradoria da UFMA, Felipe Camarão; e os seguintes representantes das empresas de planos de saúde: Valdir Neto (MultiClínicas), Maria das Graças Silva (Unihosp) e Maria do Socorro Rios Fonseca (Cassi).
“Essa audiência pública foi considerada de suma importância, onde constatamos algumas deficiências dos serviços oferecidos pelas empresas operadores de plano de saúde no Maranhão”, disse o deputado estadual Dr. Pádua, avaliando ainda que “é necessário tomar providências urgentes, como a implantação, no Estado, de uma unidade da Agência Nacional de Saúde Suplementar (órgão responsável pela regulamentação deste tipo de serviço), no sentido de fazer com que os consumidores estejam mais próximos daqueles que tem o dever de zelar pelos seus direitos”.
Os representantes dos planos de saúde reconheceram que, de fato, as operadoras estão deixando a desejar, principalmente no quesito atendimento. No entanto, justificaram tal cenário afirmando que as empresas, além de estarem com as suas cartelas de clientes “inchadas”, também continuam encontrando dificuldades para conveniar com hospitais e profissionais da saúde. (Assessoria)