Sítio Novo (MA) – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) participa neste sábado (17) das festividades em comemoração ao 50º aniversário da cidade de Sítio Novo do Maranhão – 110 km de Imperatriz. Ele atende a um convite formulado pelo prefeito Carlos Jansen (PRP). Sítio Novo completou 50 anos na última quinta-feira, dia 15.
A festa começa logo cedo com a tradicional cavalgada que percorrerá ruas e avenidas da cidade, passando por vários bairros de Sítio Novo. Desde o começo do mês, o prefeito Carlos Jansen tem inaugurado diversas obras, inclusive o bloqueteamento de ruas do povoado Paciência, a construção de um posto de saúde e a recuperação das estradas vicinais que facilitam o escoamento da produção agrícola e da bacia leiteira.
Dr. Pádua assinala que neste ano solicitou à comunidade sitionovense a instalação de uma agência do Banco do Brasil; um hospital de 50 leitos ao Governo do Estado; o asfaltamento da MA-275 (Sítio Novo-Amarante); recuperação asfáltica da MA-280 (Sítio Novo-Santana); a conclusão do asfaltamento da MA-280 (Sítio Novo-Montes Altos); construção de quadra poliesportiva; construção de biblioteca pública; construção de um Centro de Convivência do Idoso, bem como a perfuração de poços artesianos para Boa Esperança, Bacaba e Patins.
“Nós também solicitamos ao governo estadual recursos para a construção de um posto de saúde no povoado Boa Esperança; recuperação da estrada Paciência (já viabilizada pelo prefeito Jansen) e a recuperação da estrada do povoado Boa Lembrança”, disse ele, que enalteceu o trabalho realizado pelo prefeito Carlos Jansen, que conseguiu melhorar a qualidade de vida da população sitionovense.

História
O povoamento de Sítio Novo começou em 1935, quando lá se instalaram as famílias Nascimento, Batista e Oliveira, dedicando-se eles ao cultivo de cana-de-açúcar. Logo surgiram engenhos, cuja produção – rapadura e aguardente – era exportada principalmente para os mercados de Imperatriz e Grajaú. Pela Lei Nº 269, de 31 de dezembro de 1948, o povoado fundado pelos pioneiros foi elevado à categoria de vila, com denominação de Sítio Novo de Grajaú. Treze anos depois, por força da Lei Nº 2.166, de 15 de dezembro de 1961, passou à condição de cidade e sede de município.