Brasília-DF - Democratas e PSDB insistem que é preciso investigar as obras e responsáveis pelo DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes.
O PSDB entrou com representação junto à Procuradoria Geral da República pedindo que sejam investigadas as denúncias contra o general Jorge Fraxe, diretor indicado pela presidente da República para sanear o órgão quando foi alvo de denúncias que derrubaram toda a cúpula do Ministério dos Transportes.
O partido também solicitou que Fraxe venha prestar esclarecimentos às comissões de Finanças e Tributação e de Viação e Transportes.
O Tribunal de Contas da União aprovou relatório no qual aponta irregularidades nas obras de duplicação da BR-101 conduzidas pelo Exército durante o período em que o general era Diretor de Obras de Cooperação do Exército. O relatório avalia que o prejuízo tenha sido de R$ 40 milhões.
A revista Veja publicou reportagem na qual acusa o general de ser o responsável por uma organização não-governamental que disputaria irregularmente contratos com o DNIT. Fraxe nega qualquer ligação com a organização.
Para o líder do PSDB, Duarte Nogueira, o general Jorge Fraxe é o maior interessado em esclarecer as denúncias. Mas o parlamentar acredita que as investigações não devem se limitar a essas denúncias.
O deputado defende a criação de uma CPI que investigue todas as denúncias de corrupção surgidas contra o governo Dilma Rousseff.
Duarte Nogueira afirmou que, diante das acusações, o governo federal se limitou a afastar as pessoas, sem levar adiante a apuração.
“É a necessidade de verificar a extensão dos prejuízos gerados, punir exemplarmente pelo dano causado e ressarcir aos cofres públicos os prejuízos gerados para a sociedade brasileira.”
Relator de uma Proposta de Fiscalização e Controle do DNIT, o deputado Onyx Lorenzoni, do Democratas do Rio Grande do Sul, defende que é preciso investigar todo o órgão, não somente a atuação de seu diretor.
“Mas eu não tenho a menor dúvida de que um dos maiores antros de corrupção no Brasil é o DNIT. A Controladoria e o TCU deveriam se debruçar de lupa no DNIT.”
O líder do Partido dos Trabalhadores, deputado Paulo Teixeira, afirma que todas as providências para sanear o DNIT partiram da presidente Dilma Rousseff e que as manifestações dos partidos de oposição vêm com meses de atraso.
Ele avalia que o governo agiu corretamente ao afastar as pessoas alvos de denúncias porque isso é que deve ser feito para poder investigar e solucionar os problemas. Mas Paulo Teixeira diz que o governo não tem nada contra que se investiguem novas denúncias de irregularidades.
“Se há alguma irregularidade que tenha sido praticada pelo atual presidente do DNIT, ela terá de ser investigada”.
Paulo Teixeira ressalva, porém, que não vê nenhuma prova para dar base a uma acusação e que espera que a investigação garanta o direito de defesa de quem está sendo acusado. (Vania Alves-Rádio Câmara)
Publicado em Política na Edição Nº 14224
Comentários