ABr / Marli Moreira
São Paulo-SP - O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes–Consumidor mostra um recuo, em novembro, de 10,74% nas ações de roubo de identidade em que os dados pessoais são usados para golpes financeiros. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 11,8%. Segundo a pesquisa, ocorreram 199.971 tentativas ante 224.025, em outubro.
Isso significa que, a cada 13 segundos, um criminoso se fez passar por uma pessoa para fechar negócios ou obter financiamento com a intenção de ganhar dinheiro deixando a dívida para quem teve os dados pessoais roubados. As ações foram mais frequentes no comércio varejista, com 7,2% das tentativas. Nesse segmento, houve alta de 3,9% sobre outubro, mês que já tinha apresentado um avanço de 10,5%.
Quase a metade dos casos, 45,8%, foi verificada no setor de telefonia com 91.673 registros. No mesmo mês do ano passado, ocorreram 38,8% do total de casos. Na área de serviços, que engloba construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) foram registradas 55.535 ações ou 27,8% do total, alcançando o maior volume em um mês desde janeiro.
Essa área era a modalidade mais escolhida pelos criminosos, em novembro do ano passado, quando atingia 34,4% dos casos. Já no setor bancário, terceiro no ranking, ocorreram, em novembro último, 35.096 tentativas, correspondentes a 17,6% do total. Essa proporção ficou levemente acima da apurada em igual mês do ano passado (17,1%).
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