Personalidades foram agraciadas com a medalha do Mérito Legislativo

Gil Carvalho

A sessão solene de entrega da medalha do Mérito Legislativo ‘Barão de Coroatá-2014’ aconteceu nessa quinta-feira (4), no plenário Léo Franklin, da Câmara Municipal de Imperatriz. Pelo menos dez personalidades foram agraciadas este ano com a distinção honrosa concedida pelo Poder Legislativo.
Prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito Luiz Carlos Porto, o Pastor Porto, que representou o prefeito Sebastião Madeira; o diretor das promotorias de Justiça, Alessandro Brandão; a secretária Miriam Reis (Desenvolvimento Econômico) e o comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), Nelmo Henrique Giarola.
O escritor e advogado Agostinho Noleto, primeiro agraciado a receber a medalha ‘Barão de Coroatá’, indicado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Esmeradhson de Pinho, assinalou que há 46 anos acompanha a atividade legislativa, onde fez referências póstumas aos ex-parlamentares Léo Franklin, Freitas Filho e Mary de Pinho. 
“Essas personalidades prestaram grandes serviços na construção dessa cidade, fato que recebo com alegria [e honra] a justa homenagem que é feita a muitos cidadãos por essa Casa de Leis”, declarou ele, ao garantir que não medirá esforços para contribuir com o trabalho prestado pelo legislativo e o engrandecimento de Imperatriz.
O 2º sargento da Polícia Militar, Jomar Nascimento Moraes, indicado pelo vereador Antônio José [não pôde comparecer devido estar em tratamento de saúde], foi entregue pela vereadora Caetana Frazão. O sargento Jomar, como é mais conhecido, mora há 25 anos em Imperatriz.
A única mulher agraciada com a medalha ‘Barão de Coroatá’, a educadora social Rosane Chaves da Paz, coordenadora do projeto “Casa da Criança”, indicada pelo vereador Antônio Silva Pimentel, agradeceu emocionada a concessão da distinção honrosa e lembrou que ‘não é fácil lidar com tantas crianças vítimas da violência e de abandono dos pais’.
“Temos uma secretaria comprometida com o bem-estar da sociedade imperatrizense, assim como o prefeito Sebastião Madeira, que desenvolve um trabalho em parceria com a Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz”, assinalou.
O radialista Jan Ricardo da Silva Nascimento, diretor artístico da FM Terra, também recebeu a homenagem legislativa concedida por meio de indicação do vereador Raimundo Roma. Na ocasião, ele (Jan Ricardo) agradeceu a todos os vereadores pela iniciativa de reconhecer o trabalho dos cidadãos que lutam por Imperatriz.
“Essa data ficará na história e na mente de cada um de nós (homenageados). Senti muita emoção e adrenalina quando encaminhei para essa casa a minha biografia, construída com dedicação e trabalho”, disse.
Silêncio – Em meio à sessão solene, o vice-presidente Esmeradhson Pinho solicitou um minuto de silêncio em memória ao cinegrafista e produtor de TV, José de Ribamar Carvalho Filho, o Carvalho, assassinado no último sábado (29/11) em Imperatriz.