A diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla Britto, participou do 1º Fórum Maranhense de Mobilidade Urbana, promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão nesta quarta-feira (11), apresentando os projetos de educação para o trânsito que o órgão vem realizando em todo Estado, com o objetivo de reduzir acidentes e formar condutores e passageiros mais responsáveis.
Larissa Abdalla Britto, que também é presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), ressaltou que o fórum foi uma oportunidade de mostrar a variedade de serviços educativos que são desenvolvidos pelo departamento. "Acreditamos que não podemos falar em cidade humanizada sem ações de educação para o trânsito, eficientes. Os projetos educativos são realizados de forma intensa e tem o objetivo de promover a conscientização de todos que participam do trânsito", afirmou.
Durante sua participação, a diretora apresentou um balanço das atividades realizadas em 2019 pelo Detran-MA, em todo o estado, totalizando 3.962 ações educativas, realizadas em 136 cidades maranhenses. "O departamento atendeu 356 mil pessoas, em atividades educativas, visando conscientizar a responsabilidade de todos na construção de um trânsito mais seguro", disse.
Entre os projetos apresentados, foram destacados o Detran Volante, que realiza palestras em empresas e instituições públicas e privadas e o Humanizar, que tem a participação de educadores e deficientes vítimas de acidentes de trânsito capacitados pelo Detran-MA, nas ações educativas e de conscientização.
A diretora do Detran-MA falou da importância dos projetos Direção Certa e Se Liga na Via, que objetivam diminuir os acidentes de trânsito, causados por consumo de bebida alcoólica antes de dirigir.
Na ocasião, foram apresentados os números das ações fiscalizatórias da Operação Lei Seca, realizadas em parceria com Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), com foco na prevenção de acidentes de trânsito. Neste ano, foram realizadas 59 ações, abordados 7.299 veículos e autuados 911 condutores por direção sob o efeito de álcool.
Para o presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, deputado Yglésio Moisés, que coordenou o fórum, o Detran-MA tem realizado um importante trabalho para a segurança no trânsito. "São ações importantes para redução de acidentes que vem contribuindo para índices positivos na saúde e segurança pública. A presença do Detran-MA foi fundamental para este debate", destacou.
O evento, que aconteceu no Auditório Neiva Moreira, foi uma iniciativa da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, e teve como tema "Os desafios para manter a cidade humanizada e harmônica", e contou com a participação do presidente do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), Gilson Neto, do CEO da empresa de transporte por aplicativo Mary Drive, Felipe Martins, do Dr. em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA e pela Universidade Hannover, Areolino de Almeida Neto, entre outras autoridades e especialistas ligados ao setor de mobilidade urbana.
Publicado em Política na Edição Nº 16526
Comentários