Na manhã dessa quarta-feira (12) foi feita a transferência de oito detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, para presídios federais de segurança máxima, de acordo com vagas disponibilizadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça.
A ação faz parte do pacote de medidas emergenciais criado pelo Ministério da Justiça e pelo governo do Maranhão, como forma de coibir os problemas do sistema carcerário do Estado. Ainda não haviam sido divulgados os locais para onde os presos transferidos por questões de segurança foram levados. Apenas os nomes dos detentos foram divulgados. São eles: Edmilson Viana Ribeiro Júnior; Marcos André Silva Vieira; Jimmi Cleiton Alves Siqueira; William de Oliveira Costa; Luís Fernando Cruz Rabelo; Alberto Salassie de Carvalho Neto; Gihelinton de Jesus Santos Silva; e Leanderson Nonato dos Santos. Este último chegou a ser anunciado que ele não viajaria mais, porém, segundo informações, a situação desse detento já foi normalizada, e ele embarcou com os demais presos.
Essa foi a segunda etapa do processo de transferência de presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. No dia 20 de janeiro, nove detentos foram transferidos para o presídio de segurança máxima no Mato Grosso do Sul. Os detentos foram levados em aeronave da Polícia Federal (PF). Ao todo, 35 detentos vão para presídios federais.
Alguns dos detentos que foram transferidos nessa quarta são acusados de participação nos ataques a coletivos no início do mês de janeiro, em São Luís.
Publicado em Política na Edição Nº 14930
Comentários