Auditora-geral da CGE, Maria Helena de Oliveira Costa, e demais autoridades na solenidade de abertura do Diálogo Público

O trabalho que o Governo do Estado vem fomentando para promover o desenvolvimento do Maranhão foi destaque durante o Diálogo Público – Para a melhoria da Governança Pública no Estado do Maranhão, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta-feira (29), no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). 

O evento, sediado em São Luís, é o resultado da parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). A iniciativa que já percorreu 17 capitais brasileiras tem como objetivo dialogar com gestores municipais, estaduais e federais para otimizar a governança pública. 
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Ferreira Costa, presente na solenidade de abertura do Diálogo ressaltou que “um evento desta natureza é de extrema importância para toda a sociedade, em especial, para nós que somos gestores públicos. Por isso, o nosso compromisso deve ser com a transparência das informações para a sociedade, porque assim, conseguiremos otimizar a governança pública”.
Após a abertura da solenidade foi proferida palestra pelo ministro do TCU, Raimundo Carreiro, que tratou da importância da prestação de contas. “É muito gratificante falar aos meus conterrâneos, e venho aqui, parabenizar os nossos gestores e o Tribunal de Contas do Estado pelo trabalho salutar que veem desenvolvendo junto aos gestores maranhenses”, ressaltou. Raimundo Carreiro informou, ainda, que uma nova ferramenta de comunicação está sendo desenvolvida pelo TCU, “já estamos trabalhando com o painel eletrônico, que irá possibilitar o acompanhamento digital da gestão de todos os municípios brasileiros”, acentuou.
A auditora-geral do Estado do Maranhão ressaltou o trabalho que o Governo do Estado tem feito por meio da Controladoria Geral. “Nós apostamos que o controle social é a melhor forma de prestar contas do dinheiro público. Por isso, à frente da CGE fazemos um trabalho voltado para a transparência da gestão pública. Aqui no Maranhão, as informações estão acessíveis aos cidadãos”, disse Maria Helena Costa. 
Estiveram presentes ao evento, o ministro do TCU, Raimundo Carreiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Edmar Serra Cutrim; a auditora-geral da Controladoria Geral do Estado do Maranhão, Maria Helena de Oliveira Costa que representou a governadora Roseana Sarney; o controlador-geral de São Luís, Técio Neto; os presidentes da Fiema, Edilson Baldez e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Gil Cutrim; além de secretários de Estado, prefeitos, auditores, contadores e advogados.