Aparelho de radioterapia do Hospital Aldenora Bello - Handson Chagas

Só nesta semana, o Governo do Estado realizou duas importante ações na área da saúde: a entrega do acelerador linear ao Hospital do Câncer Aldenora Bello, que vai incrementar o atendimento de radioterapia a pacientes oncológicos; e o lançamento do programa Mais Cirurgias, que vai realizar mais de 70 mil cirurgias eletivas só em 2020. Frente as ações, deputados estaduais se manifestaram em reconhecimento ao esforço que o Governo vem fazendo para gerir a saúde pública.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto, lembrou da importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que atende 95% da população do país e é o único meio de atendimento a quem mais precisa, mas que enfrenta grave descrédito pela gestão federal: “o SUS é caro e subfinanciado, mas no Maranhão é tratado como prioridade”.
Para Othelino, tanto os milhões de reais pagos através de convênio ao hospital filantrópico Aldenora Bello, quanto a preocupação em reduzir a fila de espera por cirurgias, revelam a preocupação com as pessoas, em melhorar a qualidade de vida. “São datas marcantes para reduzir filas e esses avanços têm mesmo que ser celebrados porque é recurso público escasso sendo aplicado para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Governador, a Assembleia está solidária, todos os deputados estão solidários com a necessidade de nós darmos atenção cada vez maior”, se dispôs o presidente da Assembleia. 
Médico por profissão, o deputado estadual Yglésio destacou que avanços já foram alcançados nos últimos anos. Em 2014 foram 25 mil cirurgias eletivas, em 2019, o número saltou e ultrapassou a marca de 60 mil. Agora, com o Mais Cirurgias, a meta é aumentar ainda mais em 2020. “Esse programa impacta positivamente na vida de milhares de pessoas, com o incremento de 12% da produtividade alcançada no último ano. O grande desafio que temos são os custos que o SUS tem. E o Governo do Maranhão tem se mostrado preparado para enfrentar essa questão”, considerou Yglesio.
A parlamentar Helena Duailibe também é médica, e elogiou a iniciativa: “Foram muito bem coladas todas as vantagens desse programa e eu queria salientar a principal: hoje a maioria das pessoas está tendo um envelhecimento muito grande, podemos contar com uma população maior de idosos. Para que seja possível seguir assim, é preciso que se realize com mais fluidez essas cirurgias eletivas, que vão garantir mais vida para nossa população. Isso é fundamental”.
O deputado estadual Duarte Jr. defende que a união de esforços tem sido importante para alcançar tantos êxitos na saúde pública do estado. “O governador Flávio Dino está de parabéns por mais uma vez focar nessas ações fundamentais. A Assembleia Legislativa tem apoiado”. (Secap)