Os exitosos mil dias do Governo do Maranhão, sob a gestão do governador Flávio Dino, dominaram os pronunciamentos dos deputados estaduais na sessão plenária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa. Vários parlamentares elencaram uma série de obras e ações implementadas pelo Governo do Estado em todas as áreas e os significativos avanços obtidos nos mil dias completados.
O deputado Marco Aurélio subiu a tribuna para falar das ações estruturantes e das obras que têm mudado a vida da população maranhense, “que têm reforçado a palavra principal que o governador Flávio Dino pregou, a esperança”. Segundo ele, essas iniciativas mostram uma “seriedade deste Governo que em mil dias já inaugurou 500 obras”.
O primeiro assunto a dominar a pauta foi a educação, que tem avançado, apesar desse momento de crise profunda no que diz respeito a economia do país, as dificuldades que passam os estados e também os municípios, segundo o deputado Bira do Pindaré. “Só não vê as mudanças quem não quer”, enfatizou o parlamentar, destacando as escolas de tempo integral, que não existiam em administrações passadas e agora já são 20 nesses mil dias. “Esse Governo está no caminho certo. Se os Governos passados fizessem o mesmo, em 50 anos, o Maranhão era um paraíso. Infelizmente não fizeram. Mas nunca é tarde para a gente começar e começamos agora com o governador Flávio Dino”, completou.
Quem também elogiou os mil dias foi a deputada Francisca Primo, que fez questão de sublinhar que “estamos vendo um governador que vai a todos os municípios, onde nenhum governador andou”. Ela citou ainda os avanços nas áreas da saúde, segurança alimentar, agricultura familiar e educação. “São várias coisas, porque se a gente for falar, é o dia todo. Então o Governo Flávio Dino vem mostrando que é possível mudar o estado do Maranhão em todas as áreas”, realçou.
O deputado Rogério Cafeteira abordou a questão econômica do Maranhão, destaque à nível nacional nos últimos anos. “Em um momento como esse, em que o Brasil passa por uma crise sem precedentes na economia, o Maranhão, apesar de ser um estado pobre, foi considerado, por exemplo, por um estudo da Firjan, como a segunda melhor situação fiscal do Brasil. O Jornal Valor Econômico fez uma previsão para o ano de 2018, onde o Maranhão crescerá 3,1%, dez vezes mais do que o Brasil. Então isso mostra a preocupação do governador Flávio Dino, os caminhos que nós tomamos que foram corretos, os ajustes que foram necessários para que a gente tivesse essa situação”, elogiou o líder do Governo no Assembleia.
Em seu pronunciamento, o deputado Rafael Leitoa exaltou a inauguração de seis hospitais macrorregionais, dos sete Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), o Mais Asfalto, o Água Para Todos, a revitalização de praças, entre outras obras que fazem parte das 500 inauguradas nos mil dias. “Ninguém via um governador andar pelos municípios maranhenses como o governador Flávio Dino faz, não só na sede, na zona urbana, mas principalmente também na zona rural porque aquilo que o cidadão não vê ele não pode sentir e aquilo que ele vê, obviamente que ele sente, e sabe da necessidade da população”, celebrou Leitoa.
Para o deputado Edivaldo Holanda, os mil dias do atual Governo são marcados por mudanças nas atitudes, nas decisões e nas iniciativas. “Vocês querem ver uma extraordinária mudança de atitude no Governo do Maranhão presente nesses mil dias, é o tratamento dispensado à cidade de São Luís. Mais uma vez faço a reflexão de que a oposição não gosta, que a mídia contrária não gosta dessa mudança, dessa quebra de paradigma, do estender de mãos para a capital do estado, fazendo história contrária à história registrada até antes dos mil dias, na crise que vivemos”, disse o parlamentar.
Publicado em Política na Edição Nº 15974
Comentários