Deputado federal Zé Carlos fala a lideranças da região

O deputado federal Zé Carlos (PT) esteve em Imperatriz na última sexta-feira (3) para prestar contas do primeiro semestre do mandato. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Imperatriz (STTR) e contou com a presença de lideranças de Davinópolis, Olho D’Água dos Martins, João Lisboa, Senador La Rocque, Vila Conceição, Campestre e Cidelândia.

O vereador Aurélio Gomes defendeu que essa é uma oportunidade de a população estar mais próxima dos representantes políticos e apresentar suas demandas. “Essa é uma oportunidade para o deputado esclarecer a ação do mandato e também para a comunidade fazer questionamento. É assim que se constrói um mandato democrático”, afirmou.
O deputado teve a sexta maior votação do estado, sendo que em Imperatriz foram cerca de 1.500 votos. Diante disso, o Zé Carlos se comprometeu a fazer uma distribuição justa das emendas parlamentares. “Vou fazer uma distribuição mais democrática possível. São 214 municípios que ajudaram nessa luta, obviamente nem todos serão contemplados no primeiro ano. Mas demandas estão sendo catalogadas para que possamos ajudar o máximo possível a resolver as demandas da comunidade”, disse.
Entre as conquistas do primeiro semestre de 2015, o parlamentar destacou a Proposta de Emenda Constitucional 05/2014, que cria o Fundo Especial de Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Maranhão. Com isso, está previsto o investimento de 0,10% da receita corrente líquida do Estado nas comunidades rurais. Para o parlamentar, o investimento na área rural é de fundamental importância, já que metade da população no Maranhão vive no campo.
Outra defesa do mandato foi o fortalecimento o Projeto da Pedagogia da Alternância, que prevê metodologias específicas para a educação no campo, unindo a teoria na sala de aula e a prática nas produções rurais. Zé Carlos solicitou mais investimento nessa modalidade de ensino para garantir a manutenção e a construção de novas escolas. No estado há 19 casas familiares rurais e 19 escolas famílias agrícolas que adotam a metodologia de ensino.