Raimundo Primeiro

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) se reuniu, na manhã de sexta-feira, 22, com diretores da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), na sede da instituição, localizada no Palácio do Comércio e Indústria (PCI), na rua Bom Futuro, 455, Centro.
Foi um momento de troca de ideias e de apresentação de demandas consideradas prioritárias pela classe empresarial local, como forma de incrementar os negócios e fortalecer a economia do segundo mais próspero município maranhense. Do encontro, participaram, ainda, os vereadores Alberto Sousa (PDT) e Ricardo Seidel (Rede).
Entre os assuntos tratados com o deputado federal Weverton Rocha, constaram a travessia urbana da Rodovia Belém-Brasília (BR-010), acesso aéreo de Imperatriz, em virtude da insuficiência dos voos disponibilizados pelas empresas que cobrem a região; saneamento básico, em virtude de a cidade contar com apenas 20% de seus domicílios com tratamento de esgoto, além de políticas de fortalecimento dos agronegócios, caso, por exemplo, da regulamentação e oficialização do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), reivindicado há anos pelos produtores rurais maranhenses. (Detalhes no box)
Visando implementar tais ações, Weverton Rocha informou, a propósito, que conversará com o governador Flávio Dino (PCdoB), destacando o quanto elas são necessárias para a cidade. “O governador tem sido sensível a essas questões, o projeto dará segurança e norte aos nossos produtores”, complementou o parlamentar.
Recepção – Representando o presidente da ACII, Hélio Rodrigues Araújo, o deputado federal Weverton Rocha recebeu as boas-vindas do vice-presidente da instituição, Guilherme Maia Rocha, que se fazia acompanhar dos diretores Adhemar Mariano, Luís Henrique dos Santos e Atenágoras Reis Batista, além da secretária executiva, Jaidelice Leles.
Weverton Rocha ressaltou como de fundamental importância o encontro com diretores da ACII, garantindo que não medirá esforços para fazer ecoar as aspirações do setor produtivo imperatrizense. “Nós, que estamos ali [Câmara Federal], no dia a dia, formulando e discutindo políticas públicas para o nosso País, temos de ficar em sintonia com quem produz, com quem, de verdade, gera empregos: os empresários, também, responsáveis pelo desenvolvimento e o sucesso da nossa balança econômica”, comentou.
De acordo com o deputado federal Weverton Rocha, apesar da recessão, a iniciativa privada não ficou imobilizada, reagiu, gerando empregos/renda para o Brasil e os brasileiros. “O conhecimento deles [empresários] significa um portfólio importante, fazendo com que nós nos sintonizássemos com as suas demandas, transformando tais informações em realidade. Assim, eles puderam trabalhar”.
O diretor Adhemar Mariano frisou sobre outros projetos considerados prioritários, com destaque para a estruturação da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), o que resultará em melhor atendimento à população, que tem sofrido com os constantes cortes no fornecimento de água nas diversas regiões de Imperatriz. A privatização da companhia também esteve em discussão.
Avaliação – No final, Guilherme Maia fez uma avaliação positiva da conversa que os diretores da ACII tiveram com o deputado federal Weverton Rocha. “Foi um momento de alinhamento das nossas reivindicações, buscando concretizar projetos para a nossa cidade e região”, concluiu o líder empresarial, reafirmando a disposição da instituição em continuar mantendo franco diálogo com as autoridades, inclusive no âmbito político, fortalecendo o processo de desenvolvimento da região tocantina.

O QUE É O ZEE
O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento de gestão territorial ambiental. Inicialmente planejado para a Amazônia Legal, devido à visibilidade da floresta nos organismos internacionais, à pressão de entidades ligadas ao meio ambiente e às formas inadequadas de uso dos recursos naturais, o ZEE tornou-se, posteriormente, um Programa do Plano Plurianual (PPA) para todo o País. (Informações do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa ZEE Brasil)