Deputado Marco Aurélio em visita à Itinga

O fim de semana foi de intensas atividades para o deputado Marco Aurélio. O deputado visitou municípios da região Tocantina a fim de acompanhar o andamento de demandas encaminhadas por seu mandato ao longo do ano, bem como ouvir das comunidades necessidades que podem ser colocadas em pauta durante os próximos anos de mandato.

A convite de lideranças do movimento de trabalhadores rurais e pelo superintendente da articulação política da regional, Lúcio Flávio, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) visitou a comunidade Santa Isabel, distante 80 quilômetros do município de Itinga.
Desde o início do mandato, Marco Aurélio tem estabelecido um intenso diálogo com a sociedade do município. "Já levamos lá o reitor do IFMA, através de quem estamos buscando cursos de técnico agropecuário para as comunidades da zona rural. Participei da luta junto à Secretaria Estadual de Educação, que ajudou a instalar o ensino médio na comunidade Vavalândia, localizada a mais de 100 km da sede do município", lembrou o parlamentar.
Marco Aurélio agradeceu o carinho recebido pela comunidade e se comprometeu a seguir em busca por melhorias para o município e toda a Região Tocantina. "Nos comprometemos em lutarmos por uma ambulância junto à Secretaria Estadual de Saúde para atender às comunidades da zona rural. Foi um dia muito especial, na companhia de pessoas simples e atenciosas, que precisam romper muitos desafios de políticas públicas e estaremos reforçando a representação dessas necessidades junto ao governo", afirmou.
Em Amarante, o deputado comemorou uma grande vitória conseguida através de seu mandato. Marco Aurélio participou da formatura dos moradores do município, em cursos profissionalizantes ministrados em parceria com o Instituto Federal do Maranhão - IFMA. "Há alguns meses recebi em nosso gabinete na Assembleia Legislativa a visita dos professores Alberto Filho e Simone Bandeira, ambos do IFMA. Solicitei deles um apoio ao município de Amarante e conseguimos cursos de qualificação de professores e também para merendeiras. Com a presença do reitor Roberto Brandão, lançamos os cursos depois de poucos dias em Amarante, que só foi possível com uma parceria com a Prefeitura, através da prefeita Adriana Ribeiro, juntamente com os companheiros vereadora Cleiva e Nonato Dias, líder sindicalista".
Cerca de 100 profissionais concluíram os cursos e agora poderão aplicar os conhecimentos adquiridos para melhorar a qualidade do ensino nas escolas de Amarante. Para o deputado, a conquista tem um sabor de superação. "Novos conhecimentos, uma nova abordagem, novas ferramentas. Dias como esses nos dão a alegria de estarmos cumprindo nossa missão. Agradeço a toda a equipe do Instituto Federal do Maranhão, à Prefeitura de Amarante e a todos que participaram e aprimoraram seus conhecimentos", agradeceu o parlamentar.
Reforço à cidadania - Outra preocupação apresentada pelo deputado Professor Marco Aurélio diz respeito à dificuldade com que os moradores de alguns municípios da região Tocantina enfrentam para emitir documentos, fato que prejudica a regularização e geração de empregos formais.
"Reforcei junto ao Viva Cidadão a necessidade de levarmos equipes para expedição de documentos nesses municípios. Atualmente a equipe encontra-se em Amarante, onde deverá atender cerca de 3 mil pessoas, facilitando assim as condições dessas pessoas, que fora dessa ação, os obstáculos seriam enormes para a cidadania. O próximo passo é estender os serviços até o município de Itinga, como forma de reforçar a cidadania aos moradores desta região. As parcerias são fundamentais para a concretização destes projetos, por isso agradeço a coordenadora do Viva Cidadão, Mary da Silva, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante e ao governo do estado por atender o nosso pleito", concluiu o parlamentar. (Assessoria)