Durante a sessão plenária dessa quarta-feira (02), deputados da base governista desmontaram o factoide criado por deputados oposicionistas contra o “programa Escola Digna”. O programa foi criticado pelo deputado Adriano Sarney (PV), durante a sessão plenária da última terça-feira (01), que citou as obras de reforma das escolas estaduais nos municípios de Amarante e Montes Altos.

Ao criticar as reformas realizadas nas escolas estaduais, o deputado Sarneyzista tentou politizar a questão classificando-as como “maquiagem”, destacando que o estado iria mostrar seu descontentamento no pleito de 2018. O que o parlamentar não destacou, porém, é que durante os cinquenta anos em que sua família esteve à frente do executivo estadual, as escolas citadas, assim como toda a rede estadual, padeceram com a negligencia do governo.
Contrapondo as acusações politiqueiras, o deputado Marco Aurélio questionou a falta de conhecimento do parlamentar, que não é da região e “certamente deveria ter visitado as escolas antes de falar tais absurdos”. O deputado classificou como, no mínimo, “incoerente” a fala de Adriano Sarney, cuja família esteve no poder durante tanto tempo, mas que colocou o Maranhão entre os piores estados do país. Marco Aurélio destacou ainda que tanto em Montes Altos quanto em Amarante as escolas estão sendo completamente reformadas e também climatizadas.
Marco Aurélio destacou também o enorme investimento que o governo Flávio Dino tem feito no município de Amarante. Como por exemplo os 5 km de asfalto através do programa Mais Asfalto; a construção de um Complexo Esportivo que integra diversas modalidades esportivas, em um investimento de R$ 2,5 milhões de reais; a construção do Viva Procon, obra que conta com emenda parlamentar do deputado Marco Aurélio e que será realizado por meio de parceria com a prefeitura de Amarante e servirá para resolver um problema crônico da região; além das ações na área de segurança pública, que serviram para resolver um dos principais problemas da região, com ampliação no quadro de policiais e melhorias na infraestrutura. Algumas obras, por sua vez, servirão para quebrar estigmas de décadas, como a MA-275, que liga os municípios de Amarante e Sítio Novo, obra que será licitada nos próximos dias e deve ser iniciada em breve.
“O que observamos é que os modelos do passado tentam desacreditar a população, divulgando que as obras não serão realizadas ou entregues, mas posso garantir que não estamos mais vivendo épocas de enganação, onde a população era obrigada a conviver com promessas vazias. O povo merece, o governo tem cumprido e continuará cumprindo os compromissos feitos com a população maranhense”, garantiu Marco Aurélio.
O deputado destacou, especialmente, a obra de reconstrução e ampliação da escola CE Padre João Batista Teixeira, uma escola de mais de 60 anos de construção e que muito pouco recebeu ao longo da “oligarquia Sarney”, tanto que encontrava-se em avançado estado de deterioração, mesmo após ser beneficiada por obras de reforma durante o governo Roseana Sarney. “Em conversa com uma das gestoras da escola, fui informado que a mesma não recebia nada além dos recursos básicos, por parte do governo estadual, tanto que não era possível fazer muito mais que uma pintura básica. Como resultado, a escola estava literalmente caindo aos pedaços. O piso da escola parecia um casco de jabuti, todo remendado, e a parte de madeira, assim como as paredes, estavam caindo. Uma situação humilhante em que alunos e professores eram submetidos e que, ao longo de décadas, nunca foi mudada. O governo Flávio Dino tem demonstrado que o futuro dos nossos jovens é a prioridade e que uma reforma não é feita apenas com pintura e se alguém acha que isso que está sendo feito é apenas uma pintura, tem que receber uma demão de verniz na cara ou de óleo de peroba, porque já é muita cara de pau”, afirmou o parlamentar.
Em Montes Altos, por exemplo, durante a última reforma realizada pela ex-governadora na escola Parsondas de Carvalho, no ano de 2012, depois de mais de 15 anos de esquecimento, a escola não teve sequer o muro da escola foi pintado por completo. Como esta, várias outras escolas foram esquecidas e seus alunos pagaram o alto preço da falta de compromisso da família Sarney com a educação maranhense. “No governo passado foi feito um convênio com a prefeitura para que fosse reformada a escola, mas nunca concluíram a reforma, a escola ficou sem janelas, rachada e nem mesmo o nome da escola foi pintado por completo na fachada, pintaram apenas “Parsondas de Car”, e agora eles têm coragem de dizer que a escola está sendo apenas pintada? Sugiro que visitem as escolas antes de fazer esse tipo de acusação”.
Marco Aurélio foi apoiado pelos deputados Bira do Pindaré (PSB), Antônio Pereira (DEM) e o deputado Rogério Cafeteira (PSB), que destacaram a grandeza do “Escola Digna” e como ele tem transformado as realidades de milhares de alunos em todo o Maranhão. Bira relembrou que tanto a MA-275 quanto a reforma da escola são reivindicações antigas da população. “O governador está consertando o abandono e o descaso de décadas com relação aos municípios, vivemos em tempos contemporâneos, onde a lei é respeitada e as coisas são feitas com transparência”, destacou o parlamentar.
Em seguida, o deputado Antônio Pereira destacou a relevância dos investimentos feitos pelo governo em Amarante, principalmente na educação, através da reforma da escola, e na melhoria da segurança da cidade. “Não podemos deixar de citar a importância da construção do complexo esportivo da cidade, uma obra muito importante, que irá dar uma nova cara para a juventude daquela cidade”, enfatizou.
Já o líder do governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira, foi mais longe. O parlamentar citou que o volume das “obras lendárias” realizadas pelo governo do estado não se limita à Região Tocantina, como exemplo destacou a Estrada que liga Buriti Bravo - Baú, no Médio Sertão, assim como Buriti Bravo - Passagem Franca, Passagem Franca - São João dos Patos, entre outras. Cafeteira alertou ainda aos deputados oposicionistas que tivessem mais cuidado ao fazer certas denúncias, evitando assim que fossem ridicularizados com a verdade.
Marco Aurélio concluiu o pronunciamento agradecendo o governador Flávio Dino e toda sua equipe de governo, pelo grande trabalho que vem sendo realizado em favor do estado, especialmente na Região Tocantina, que vem sendo beneficiada como nunca antes na história. (Assessoria)