O deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) recebeu a visita do secretário estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e membros da União de Negros Pela Igualdade – Unegro. Em reunião, trataram do Congresso Nacional da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO). O evento será realizado em São Luís, nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2016, e deve reunir cerca de mil militantes do movimento negro de todo o país, personalidades internacionais com importante atuação em defesa das causas negras.
Marco Aurélio se disponibilizou no apoio à realização do Congresso, colocando o mandato à disposição do movimento negro maranhense para demais bandeiras. O deputado está trabalhando em sintonia com o movimento negro e está finalizando a elaboração de um projeto demandado pelo movimento, instituindo o dia do “Dia de Negro Cosme”. Negro Cosme é conhecido como Imperador da Liberdade, liderando um dos movimentos negros mais importantes da história do Maranhão, a Balaiada.
“O movimento negro possui um papel de extrema importância na criação e desenvolvimento do nosso estado. Firmamos esta parceria com muita alegria e disposição para a defesa desta importante bandeira”, ressaltou o parlamentar.
O secretário Gerson Pinheiro agradeceu o apoio do deputado Marco Aurélio e destacou a importância do apoio para a valorização do movimento negro. “A parceria com o deputado Marco Aurélio vai nos ajudar na inclusão do povo negro em condições produtivas e condições de fortalecer a saída do povo do Maranhão do baixo IDH para uma condição de participação melhor no desenvolvimento do nosso país”, afirmou o secretário.
Edson França, presidente nacional da Unegro, destacou o crescimento da Unegro, que hoje possui representatividade em 24 estados, além do Distrito Federal. “O Maranhão, por ser um estado com fortes raízes africanas, é imprescindível para o crescimento desse projeto. Sabemos do empenho do deputado Marco Aurélio na defesa dos maranhenses e agradecemos sua parceria à nossa causa”, declarou Edson.
História – A UNEGRO é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador, em pleno processo de redemocratização do País, e tem por objetivo o combate ao racismo e toda forma de descriminação e opressão social.
Comentários