Deputado Marco Aurélio, secretária Delma Andrade e secretário adjunto Marcos Vinícius

O deputado estadual professor Marco Aurélio usou a tribuna na tarde dessa segunda-feira (17) para destacar a importância da intervenção do governo do estado para a ampliação dos voos diretos nos trechos Imperatriz-São Luís e a retomada dos voos Imperatriz-Belém.

Em maio, a TAM Linhas Aéreas e Azul anunciaram cortes significativos em voos importantes para a Região Tocantina. A TAM havia tirado todos os voos noturnos e reduzido os voos vespertinos no trecho Imperatriz-São Luís, operando apenas entre segundas e quartas-feiras, enquanto a AZUL havia suspendido por completo os voos do trecho Imperatriz-Belém. O resultado foi um enorme prejuízo para a região, inclusive com a redução da ocupação dos leitos dos hotéis e forte impacto nas agências de viagens.
Além do prejuízo econômico para a região com a queda no volume de negócios devido à dificuldade de integração, os cortes nos voos regulares resultaram no imediato aumento de preços das passagens aéreas. “Se alguém quiser comprar hoje uma passagem São Luís-Imperatriz ida e volta, muito provavelmente tenha que desembolsar uma faixa de R$ 2.000, e com mais ofertas diminui-se o valor das passagens”, afirmou o parlamentar durante discurso na tarde dessa segunda-feira (17).
O deputado Marco Aurélio participou ativamente da luta pela retomada dos trechos. Ao lado da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, dos poderes constituídos e da representação de outros setores, o parlamentar participou de audiência pública para buscar uma solução para o problema e participou das negociações junto à Secretaria Estadual de Turismo buscando reverter a situação.
Marco Aurélio esteve em inúmeras audiências com a secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, a fim de incentivar a empresa Azul a assumir o trecho Imperatriz-São Luís e retomar a linha para Belém. O governador Flávio Dino anunciou há meses a redução do ICMS do querosene das aeronaves para empresas que operam nos municípios maranhenses. Com a medida, as alíquotas do querosene para as empresas que voam para três municípios e outros países caíram de 25% para 7%, das empresas que operam em duas cidades caíram para 12% e as empresas que operam em apenas um destino caíram para 17%.
“Todo incentivo fiscal deve resultar em bons frutos para a população. E quando o governador Flávio Dino diminuiu o ICMS do combustível dos aviões, ele colocou uma condição para fomentar cada vez mais o turismo e para que cada vez mais as cidades do Maranhão recebam voos importantes, garantindo assim o desenvolvimento regional, sobretudo no interior”, ressaltou Marco Aurélio.
Após meses de negociação, a Azul confirmou que irá operar o trecho Imperatriz-São Luís a partir do mês de outubro, além de retomar o trecho Imperatriz-Belém a partir do mês de setembro. “Orgulho-me de ter feito parte dessa luta e de termos conseguido o amparo do governo. Uma prova de que unidos e mobilizados conseguimos soluções em prol do nosso povo”, concluiu o parlamentar.
Os voos no trecho Imperatriz-São Luís pela Azul contarão inicialmente com cinco frequências semanais, operados de segunda a sexta-feira, partindo de São Luís às 9h40 e com chegada em Imperatriz às 11h. Já o trecho entre Imperatriz e São Luís sai às 19h20 e chega às 20h45. (Assessoria)