Deputado Marco Aurélio: Poder Público não pode descansar

O deputado Marco Aurélio (PCdoB) registrou, na sessão dessa quinta-feira (19), a Mega Maratona desenvolvida por atletas de Imperatriz voltada para o combate às drogas.

Os 40 ciclistas que saíram de Imperatriz, no sábado (14), foram recepcionados na quarta-feira (18), na capital maranhense, pelos secretários de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré, e da Infraestrutura, Clayton Noleto, além do deputado estadual Marco Aurélio.
Na ocasião, os atletas entregaram documento formal solicitando do Governo do Estado o apoio, em nome das famílias maranhenses, para que seja criado o Bolsa Internação; a inserção das comunidades terapêuticas do Sul do Maranhão no Conselho Estadual de Política Sobre Drogas e a criação de uma Secretaria ou Departamento de Políticas Públicas sobre drogas.
“É uma causa que o Poder Público não pode, em momento algum, descansar, sob pena de perdermos nossa juventude e nossos sonhos para esse caminho que, quase sempre, é sem volta. É impressionante a fragilidade que estamos tendo, não só no Maranhão, mas em todo o Brasil, mas que cabe indicar e cobrar o rumo e entrar com uma política forte de combate às drogas, seja no eixo da prevenção, seja no eixo do tratamento ou, também, no eixo do combate ostensivo no campo da segurança pública”, afirmou Marco Aurélio.

Tráfico de drogas

O deputado ressaltou que mais de 90% da violência está relacionada com o uso ou com o tráfico de drogas. Ainda segundo ele, o eixo do tratamento contra a dependência química, na maioria das vezes, é proporcionado pelas comunidades terapêuticas ligadas às igrejas. Em São Paulo e em Minas Gerais, por exemplo, já há um sistema de bolsa internação, em que o Estado intervém subsidiando essas comunidades terapêuticas como forma delas terem meio de desenvolverem plenamente suas ações.
“Dados apontam que 75% dos jovens infratores do nosso Brasil também são usuários de drogas. Se não entrarmos com uma política forte que proteja as nossas famílias, que proteja os nossos jovens, infelizmente, perderemos essa causa, perderemos essa luta”, pontuou o professor Marco Aurélio.