Após realizar uma visita ao Projeto Cinturão Verde junto ao secretário José Fernandes (Agricultura), o deputado Léo Cunha (PSC) constatou o apoio que a Prefeitura de Imperatriz vem disponibilizando para o desenvolvimento da produção agrícola. É de lá que saem as hortaliças que abastecem tanto o município de Imperatriz quanto cidades vizinhas, e até dos estados do Pará e Tocantins.
“É muito importante o trabalho que vem sendo desenvolvido naquele local, estivemos lá na semana passada e pude constatar o empenho e a preocupação do prefeito Sebastião Madeira e do secretário José Fernandes com esse projeto, que tem, entre seus principais benefícios, a geração de renda a muitas famílias”, disse.
O projeto é desenvolvido na área do Aeroporto Prefeito Renato Moreira, pela Infraero em parceria com a Embrapa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Prefeitura Municipal de Imperatriz, Uema, Faculdade de Imperatriz (Facimp), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE).
Entre as hortaliças cultivadas estão: a alface, o cheiro verde, a cebolinha, a rúcula, a escarola, o jiló, a berinjela e ainda o repolho e o brócolis, que estão em fase de teste.
Segundo informações passadas pelo secretário, o projeto atende a quase 300 produtores, que contam com toda a assistência técnica, incluindo o tratamento e preparação do solo e a distribuição de sementes realizadas pela prefeitura, através da SEAAP (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção).
O secretário conta que antigamente todos os dias chegavam à cidade, vários caminhões, principalmente vindos dos estados do Goiás, Pernambuco e Ceará, carregados de hortaliças e que hoje não se vê mais essa cena, pois o projeto tornou-se responsável pelo abastecimento do mercado local.
“Graças ao trabalho dos produtores aliado ao apoio conjunto da prefeitura e de outras instituições, é possível que hoje essa produção agrícola abasteça a cidade de Imperatriz e região e também seja comercializada para as cidades de Araguaína, no Tocantins, e de Marabá, no Pará”, ressaltou.
O secretário também destacou que no ano passado o deputado Léo Cunha foi quem destinou emenda parlamentar para a compra de 20 kits de irrigação e que parte desses kits foi destinada ao projeto.
“Nessa visita que o Léo Cunha fez comigo ele viu o funcionamento desses kits que ele já conseguiu pra cá, e ficou empolgado em viabilizar outros, e com essa ajuda com certeza irá beneficiar ainda mais no desenvolvimento do projeto, aumentando a produção” enfatizou. (Assessoria)
Publicado em Política na Edição Nº 14942
Comentários