Time de atletas cadeirantes, exemplo de que com oportunidades há superação

O deputado estadual Léo Cunha (PSC) anunciou que está reforçando sua luta pela implantação de uma unidade da Associação de Assistência a Criança com Deficiência (AACD) na cidade de Imperatriz. O parlamentar fez a solicitação, pela primeira vez, em setembro do ano passado, através de um projeto que indicou a instalação da entidade, e agora está ratificando sua proposta.

Quando o projeto do deputado foi encaminhado pela Assembleia Legislativa, imediatamente recebeu aprovação da população. O secretário do Centro Profissionalizante de Assistência ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (CENAPA), Thiago Pimentel Cordeiro, fala da importância da proposta de Léo Cunha.
“Esse projeto é de extrema importância para os deficientes físicos da cidade, pois passarão a contar com uma gama de serviços que visam melhorar a sua qualidade de vida”, declarou, e completa: “São iniciativas como essas, de inclusão, que a gente espera dos nossos políticos”.
A AACD é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 62 anos com o objetivo de promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social.
A integração social que é promovida pela instituição é de extrema importância para a qualidade de vida do deficiente físico, que contando com os tratamentos e incentivos de que necessita, pode ter uma vida normal.
Em Imperatriz, por exemplo, há várias iniciativas que já incluem as pessoas com mobilidade reduzida em atividades que visam à integração social. O município conta com time de basquete formado por 18 atletas/cadeirantes, que graças ao bom desempenho já ocupa a quinta posição no ranking nacional.
Para o deputado Léo Cunha, o sucesso desse time é um exemplo muito claro de que basta oferecer oportunidades iguais a todos para que possam desenvolver suas habilidades, e foi nessa perspectiva que ele tomou a iniciativa de elaborar o projeto.
Léo Cunha explica que atualmente a AACD realiza mais de 6.500 atendimentos aos deficientes todos os dias em unidades localizadas em várias regiões do Brasil. “É uma entidade que beneficia a milhares de pessoas em todo o país, e que será muito bem-vinda aqui no nosso Estado, onde ainda não tem sede”, disse.
Ao justificar o porquê de ter apontado a cidade de Imperatriz para receber a unidade, o deputado ressalta que, apesar de a capital São Luís também não possuir uma sede da associação, conta com uma unidade do Hospital Sarah Kubitschek, que realiza os mesmos atendimentos oferecidos pela AACD.
“Na região Tocantina temos muitas pessoas que precisam dos serviços oferecidos pela AACD, e que com a instalação dessa sede serão beneficiadas, por isso estou e continuarei empenhado na viabilização desse projeto”, enfatiza.
Para participar dos atendimentos oferecidos pela AACD, o paciente deve passar pela triagem e, em seguida, é encaminhado a uma das clínicas em atividade na AACD, nas especialidades de Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Lesão Encefálica Adquirida Infantil e Adulto, Mielomeningocele, Malformações Congênitas, Amputados, Doenças Neuromusculares e Poliomielite.
Cada uma dessas clínicas possui um grupo de profissionais habilitados em fornecer um tratamento consistente e uniforme ao paciente. (Assessoria)