A fim de oferecer mais segurança à população de Imperatriz, o deputado Léo Cunha (PSC) solicitou que seja feita a implantação do sistema de videomonitoramento nas principais avenidas da cidade. Atualmente, o sistema já se encontra em funcionamento nas principais avenidas de São Luís, onde apresenta resultados eficazes no combate à criminalidade na capital.
Léo Cunha apontou as avenidas Getúlio Vargas, Dorgival Pinheiro de Sousa, Bernardo Sayão e Ceará, além das ruas Luis Domingues, Benedito Leite, Coriolano Milhomem, Godofredo Viana, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba, Sergipe, Guanabara, Rio de Janeiro e Alagoas a serem as primeiras localidades contempladas com o sistema.
Para o deputado, a implantação do sistema é de suma importância para auxiliar o trabalho da polícia no combate à violência. "Com o auxilio das câmeras é possível identificar os crimes, no momento em que acontecem, além de tornar possível a identificação dos criminosos", disse.
Assim que foi oficializado a respeito da indicação feita pelo parlamentar, o secretário Aluísio Mendes (Segurança Pública) respondeu imediatamente, assegurando já ter autorizado sua inclusão nos estudos de expansão do sistema de videomonitoramento, que vem sendo feito pela secretaria, a fim de que seja incluída no processo de implantação.
"Vamos aguardar confiantes de que seremos atendidos para que nossa população, assim como a capital São Luís, também possa contar com esse sistema moderno e eficaz no combate ao crime", ressaltou Léo Cunha.

O sistema de videomonitoramento
As câmeras em funcionamento na Região Metropolitana de São Luís, desde o dia 12 de setembro, possuem a mais moderna tecnologia em videomonitoramento do Brasil. As imagens são captadas em alta definição e têm capacidade de visualizar objetos ou pessoas em um raio de 1 quilômetro sem perder o foco na nitidez.
Segundo Aluísio Mendes, o sistema de videomonitoramento da capital servirá de modelo a ser desenvolvido durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Os investimentos, só na fase de colocação das primeiras 100 câmeras, são da ordem de R$ 19 milhões. A meta do Governo do Estado é instalar 300 câmeras até julho de 2013. As unidades móveis de última geração são responsáveis por registrar em tempo real, durante 24 horas por dia, o que está acontecendo em todo o entorno onde está localizada. (Assessoria)