Na última terça-feira (15), o deputado Léo Cunha (PSC) participou, em Imperatriz, das homenagens prestadas a Santa Teresa D’Ávila, Padroeira da cidade. Para o parlamentar, a data é uma grata oportunidade que o povo católico tem para expressar sua fé a um dos maiores ícones da Igreja e marco da história do município.
“Santa Teresa tem um significado especial para nossa cidade, marcando a sua fundação há 161 anos, quando aqui chegou trazida pelo Frei Procópio, e, portanto, merece todas as homenagens”, ressalta Léo Cunha.
O dia da Padroeira faz referência à data de sua morte, em 15 de outubro de 1582, aos 67 anos. Ela foi uma religiosa e escritora famosa pela reforma que realizou na ordem das carmelitas e pelos livros que até hoje orientam os católicos.
A programação incluiu a procissão fluvial, na qual os fiéis seguiram em várias embarcações, do Náutico Clube, às 17h. A imagem da Santa foi conduzida em balsas até o porto, de onde foi levada pelas ruas da cidade, sendo saudada com muita alegria. No início da noite, a procissão chegou à Igreja Santa Teresa D’Ávila (Igreja Matriz), na Rua Frei Manoel Procópio, onde foi celebrada uma missa, marcando o fim do novenário da Santa Teresa, que teve início desde o dia 06 de outubro.
Ao falar das homenagens a Santa Teresa, Dom Gilberto Pestana, bispo de Imperatriz, ressalta que “favorecem a todos os católicos e enriquecem a todos os imperatrizenses, pois fazem com que possam refletir se suas vidas estão sendo pautadas pelos valores divinos”.
Para o bispo, apesar das homenagens contarem com uma grande participação popular, ainda precisam ser mais divulgadas em toda a diocese. “Meu objetivo é que se chegue à marca de 40 mil pessoas nessa procissão, mas para isso precisando que Santa Teresa seja mais conhecida nas outras paróquias”, disse.
Ao falar do exemplo deixado por Santa Teresa, o Padre Moisés Dias, pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em João Lisboa, destaca que a principal mensagem pregada por ela está na forma com que falava de Deus. “Santa Teresa era uma mulher que falava de um Deus próximo de nós, um Deus presente nas nossas vidas, então essa mensagem de fé, traz alento àquelas pessoas que porventura se encontram abatidas, tristes ou desanimadas da vida, de que possam acreditar em Deus acima de tudo”, diz. (Assessoria)