O deputado Léo Cunha segue empenhado para que o governo do Estado mande construir um Shopping Popular na cidade de Imperatriz. No ano passado, o parlamentar teve aprovado na Assembleia Legislativa o projeto 667/13, a fim de que a proposta seja viabilizada. O principal objetivo dessa iniciativa é disponibilizar um espaço apropriado e definitivo para que vendedores ambulantes, principalmente da Praça Tiradentes, possam trabalhar com conforto e segurança.
“Sei que esse meu projeto conta com o apoio do prefeito Sebastião Madeira (PSDB), pois oferecer estrutura de trabalho adequada a esses vendedores está entre suas preocupações. Mas, para isso, a administração municipal precisa da parceria do Estado, a fim de que os recursos necessários sejam liberados, e é isso que estou buscando”, disse o deputado.
Ao tomar conhecimento do projeto elaborado por Léo Cunha, dona Maria de Nazaré Costa, que trabalha há quatro anos como camelô, falou das dificuldades enfrentadas e ressaltou a importância da construção do shopping. “Esse projeto é maravilhoso, pois aqui no camelódromo as dificuldades são muitas. Para começar, nós não temos banheiros, não temos água. Aqui nós temos acesso a poucas coisas, a dificuldade é muito grande. Outra dificuldade é com relação à temperatura, aqui é muito quente e quando chove piora. A execução desse projeto do deputado será uma bênção de Deus em nossa vida”, afirmou.
Outra reclamação dos camelôs é com relação a higiene, que é deficiente e por isso prejudica, principalmente, os vendedores de comidas, como dona Deuzina dos Santos, proprietária de uma barraca desde 2001. “Pessoas de várias classes sociais procuram minha barraca para comer, mas esse tipo de problema acaba afastando nossa freguesia, por isso esse é um ótimo projeto, vemos que em outros lugares tudo é bem organizado e aqui não tem organização”, diz.
O projeto de Léo Cunha pretende acabar com os constrangimentos citados pelos vendedores, pois contempla a construção de uma estrutura na área próxima da Praça Tiradentes, totalmente adaptada para atendê-los. Para tanto, o espaço deverá ser provido de segurança, conforto e higiene necessários para esse tipo de comércio.
Além dos espaços para a exposição das mercadorias, o local contará com ampla área de circulação de pessoas, inclusive adaptada para aquelas com mobilidade reduzida e ainda banheiros e estacionamento.
Com a proposta, o deputado valoriza os ambulantes, que são responsáveis por grande parte da economia da cidade, pois diariamente muita gente procura o comércio popular para comprar os produtos, que na maioria das vezes têm um preço mais acessível.
“Precisamos valorizar esses profissionais, incentivando as suas atividades, através de investimentos que atendam as suas necessidades de trabalho, por isso pretendo continuar lutando para que esse projeto seja executado”, assegurou o deputado.
Ao longo do seu mandato, Léo Cunha tem buscado várias melhorias para a cidade. Sua preocupação se dá, principalmente, em garantir para a população uma infraestrutura suficiente, pois o rápido crescimento da cidade tem gerado uma demanda grande de investimentos em diversas áreas. A construção desse shopping irá beneficiar o comércio popular e também irá deixar a cidade mais organizada. (Assessoria)