Na próxima semana, o deputado Léo Cunha (PSC) seguirá novamente, junto à governadora Roseana Sarney (PMDB), em mais uma das etapas do Governo Itinerante. Dessa vez, a comitiva irá às cidades de Ribamar Fiquene, João Lisboa, Campestre do Maranhão e Senador La Rocque. Durante a visita, o parlamentar destaca que haverá a entrega de dois hospitais com 20 leitos cada um, como parte do Programa Saúde é Vida.
As cidades contempladas com as unidades de saúde são Ribamar Fiquene e Campestre do Maranhão. Mas, para Léo Cunha, os benefícios desses dois novos hospitais se estenderão a toda a região Tocantina.
“Agradeço a governadora, pois a entrega desses hospitais é uma grande conquista para a população, não só dos dois municípios onde irão funcionar, mas de toda a região, onde o atendimento, oferecido hoje pela rede pública de saúde nos demais municípios, será desafogado”, ressaltou Léo Cunha.
Além dos 20 leitos para internação, os dois hospitais contarão com sala de parto, Serviço de Pronto Atendimento (SPA), exames de raio-x e outras dependências para garantir assistência por 24 horas.
O deputado também destaca o Hospital Macrorregional de Imperatriz, cuja construção já começou. Para ele, a unidade será um grande passo para melhorar ainda mais a saúde pública da região, pois a cidade é hoje a responsável pela maior parte dos atendimentos realizados no sul maranhense. Léo Cunha é o autor do Projeto de Indicação que apontou a obra ao governo do Estado em 2012.
“Esse hospital será um grande avanço na saúde da região e está sendo esperado com muita ansiedade pela nossa população, por isso tenho orgulho de ter feito parte dessa conquista”, afirmou.
O hospital abrigará 100 leitos de internação em enfermaria, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, unidade de pronto atendimento (UPA) funcionando 24 horas, central de imagem com exames de ultrassonografia, raios-X, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas.
Além dos dois hospitais já citados, a governadora também irá inaugurar uma praça pública em Ribamar Fiquene e entregar kits de pesca a profissionais do setor, composto de motor rabeta, caixa térmica e colete salva-vidas. Nos quatro municípios visitados, a população contará ainda com os serviços oferecidos pela Unidade Móvel do Viva Cidadão.
Essa etapa do Governo Itinerante deveria ter ocorrido nesta semana, mas precisou ser adiada devido a problemas de saúde apresentados por Roseana. (Assessoria)