O deputado Léo Cunha (PSC) destacou, nessa terça-feira (18), a inauguração oficial da Fábrica da Suzano Celulose em Imperatriz, anunciada para amanhã (20). O parlamentar salienta “que o empreendimento deverá alavancar o desenvolvimento, principalmente dos municípios localizados nas regiões sul e sudeste do estado, nos próximos anos”. Opinião da qual compartilham várias lideranças políticas da cidade.
Segundo a vereadora Caetana (PSDB), os impactos positivos trazidos pela empresa já são confirmados. “Já podemos confirmar o desenvolvimento que a Suzano está trazendo para Imperatriz e temos a expectativa que esse desenvolvimento deva aumentar”, destacou.
Para o vereador Chiquim da Diferro (PR), a empresa traz grandes benefícios para a região, principalmente a geração de emprego e renda para a população. “São muitos empregos que serão gerados para nossa população, um benefício não apenas para nossa cidade, mas para todo o estado do Maranhão”, ressaltou.
Pelos dados divulgados no site da empresa, a estimativa é de que sejam gerados pelo menos 3.500 vagas de empregos diretos e mais 15.000 indiretos.
O vereador Pimentel (DEM) observa que com essa geração de empregos, várias pessoas deixarão de sair para trabalhar fora do estado. “Essas pessoas tinham que sair daqui pra outros estados, ficando longe de suas famílias, por isso eu comparo a importância da Suzano para Imperatriz, como a da extração do ferro para os municípios localizados no entorno da Serra do Carajás, no Pará. Então, em minha opinião, foi um grande avanço”, afirmou.
A unidade da Suzano de Imperatriz possui uma capacidade de produção de até 1,5 milhão de toneladas, o que deverá refletir no aumento da arrecadação municipal, como explica o vereador João Silva (PRB). “Essa produção acarreta no aumento da arrecadação de impostos municipais, recursos que podem ser convertidos na execução de obras importantes em nossa cidade”.
Desde que começou a funcionar, no final do ano passado, a empresa já investiu em vários programas de capacitação, oferecendo cursos às pessoas da região, na área de construção civil, montagem industrial e serviços, formando cerca de sete mil pessoas. O investimento industrial foi de US$ 2,3 bilhões e o investimento florestal é de US$ 575 milhões.
Mas para que a implantação da Suzano fosse concretizada, o deputado Léo Cunha destaca que contou com o empenho da governadora Roseana Sarney (PMDB) e que a luta do prefeito Sebastião Madeira (PSDB) foi essencial para que a Suzano se instalasse no município de Imperatriz.
“A vinda da Suzano pro Maranhão se deu devido à luta da nossa governadora, que junto com sua bancada de deputados federais esteve empenhada em trazê-la pra cá. Também precisamos reconhecer o empenho do prefeito Madeira e dos vereadores para que a empresa ficasse em Imperatriz”, enfatizou. “Por isso devemos agradecê-los, pois sabemos dos benefícios que esse investimento poderá gerar no nosso estado, mais precisamente na nossa região”, finalizou. (Assessoria)
Publicado em Política na Edição Nº 14957
Comentários