A Assembleia Legislativa aprovou dois importantes projetos de indicação do deputado Léo Cunha (PSC) que contemplam a zona rural de Estreito com a construção de duas escolas de ensino médio, uma no Assentamento Alvorada e outra no Assentamento Luís Rocha. Com as novas escolas, os jovens dessas localidades não precisarão mais se deslocar até a sede do município, distante, em média, 80 quilômetros, para dar continuidade nos estudos.
Pelo projeto do parlamentar, cada uma das escolas contará com seis salas de aula e com uma estrutura física que possa oferecer o conforto necessário, facilitando o aprendizado dos alunos. A iniciativa do deputado reflete sua preocupação em contribuir para um futuro melhor para as cerca de 150 famílias que residem nos dois assentamentos.
"Vejo que hoje é muito difícil para essas famílias, cujos filhos precisam sair do local onde residem para continuarem seus estudos e assim terem mais oportunidades para ajudarem seus pais. Daí vem a minha preocupação", justificou.
Atualmente, quando concluem o ensino fundamental, os estudantes dos assentamentos precisam sair do seu domicílio de origem para terem acesso ao ensino médio, uma situação que, segundo o Padre Luzimar Moura, pároco da Igreja São Francisco de Assis (Estreito), acaba ocasionando muitas desistências.
"Muitas vezes esses jovens acabam tendo que ir morar na cidade, onde arrumam um emprego para poderem continuar os estudos, e essa separação é muito difícil para as famílias, pois geralmente contam com os filhos para ajudar na renda. Então, essas várias dificuldades fazem com que vários estudantes interrompam os estudos", explicou.
Para o padre, o projeto do deputado Léo Cunha é de suma importância para o município, pois facilitará o acesso de muita gente ao ensino médio e, posteriormente, ao ensino superior ou profissionalizante.
Ele também ressalta que graças à parceria que o deputado mantém com o prefeito Cícero Neco, o município deverá ganhar muitos benefícios, a exemplo das duas escolas.
"Acredito que essa é uma parceria muito boa para nossa cidade, e com certeza trará muitas melhorias para a população daqui de Estreito", afirmou.
Após serem aprovados no último dia 07, os dois projetos foram enviados à governadora Roseana Sarney (PMDB), e ao secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes. Além disso, o deputado Léo Cunha informou que irá acompanhar pessoalmente o andamento dos pleitos, a fim de acelerar a construção das escolas.
"Estarei atento acompanhando junto à Secretaria de Educação para que logo logo os alunos aptos a ingressar no ensino médio possam estar matriculados nas novas escolas", garantiu Léo Cunha. (Assessoria)