A atual situação do cais do porto de Imperatriz tem sido foco das preocupações do deputado Léo Cunha (PSC). Desde 2008, o parlamentar vem lutando a fim de viabilizar os recursos necessários para que seja construído um novo cais na cidade. Ao longo do seu mandato, Léo Cunha já encaminhou duas indicações ao governo do Estado, e nesta semana estará mais uma vez ratificando o pleito na Assembleia Legislativa.
Ao justificar seu empenho, o deputado destaca que o cais da cidade encontra-se totalmente destruído, devido ao desgaste do tempo, pois existe há mais de 20 anos. A situação faz com que a estrutura deixe de oferecer segurança aos passageiros das embarcações que atracam no porto, principalmente as centenas de pessoas que embarcam em direção às praias nos finais de semana e também aos pescadores.
Segundo informações da Marinha, em Imperatriz, há 4.900 pessoas habilitadas e o número de embarcações inscritas alcança 5.000. Essa quantidade dá uma dimensão da grande movimentação de operações de embarque e desembarque realizadas no cais da cidade.
"Com uma nova estrutura, estaremos garantindo um mínimo de segurança às pessoas, sem falar nos outros benefícios que trará à cidade", destaca Léo Cunha.
O deputado enfatiza que o novo cais irá fortalecer o turismo pelo rio Tocantins, atraindo mais pessoas à cidade, e em consequência aumentado a oferta de emprego e renda.
Mas, para que ocorra a construção, devem ser firmadas parcerias entre os governos municipal, estadual e federal, por meio do Ministério do Turismo, e é com esse objetivo que Léo Cunha vem insistindo.
"Não vou desistir, pois sei da importância que essa obra tem para a população, tanto de Imperatriz como de outros municípios, que tem no transporte fluvial um dos principais meios de deslocamento, principalmente em direção às praias, mas também a outras localidades e municípios próximos", explicou.