O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) recebeu em seu gabinete, em Brasília, na manhã dessa terça-feira, dia 20, representantes de associações e entidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Os militares estão na capital federal para acompanhar o andamento da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, de autoria do deputado Arnaldo Farias de Sá (PTB - SP), que trata de um piso salarial único para as polícias de todo o Brasil.
Chiquinho Escórcio disse que seu posicionamento é a favor da aprovação da matéria, lembrando que é “amigo das polícias”. Ele disse que recebeu e ouviu os representantes vindos de sua terra natal, por gentileza, pois a causa deles já está em seu coração. O deputado falou ainda que é preciso que sejam adotadas medidas urgentes de valorização e reconhecimento destes homens e mulheres que exercem com tamanha responsabilidade e dedicação a missão de dar segurança, proteger e salvaguardar o cidadão, e que este recurso para a suplementação do orçamento dos estados poderia ser proveniente não só dos royalties do petróleo, como também de outros meios.
O parlamentar tem cobrado providências do Poder Executivo e do Congresso Nacional no sentido de dar prioridade para as discussões em prol das polícias militares e bombeiros de todo o Brasil. “O Congresso Nacional precisa se debruçar sobre as necessidades da tropa em todo o país”, pontuou.
O grupo entregou ao vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados um documento com uma série de propostas com as principais demandas e dificuldades enfrentadas pelas tropas, além da questão salarial, que hoje é uma das maiores preocupações dessas categorias de servidores.
Entre as solicitações, os militares requereram o apoio do deputado no sentido de buscar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) a execução de um programa de incentivo à moradia digna a todos os militares; discussão e elaboração de um novo código de ética que passaria a vigorar nas polícias militares e bombeiros em todo o Brasil; e ainda cobrando uma maior atenção dos governos estadual e federal quanto aos recursos investidos na Segurança Pública.
O sargento da Polícia Militar, Antonio Nascimento, diretor executivo da Associação dos Servidores Públicos Militares Estaduais do Maranhão (ASSEPMMA) agradeceu a atenção e o empenho de Chiquinho Escórcio em “abraçar essa luta que não é só dos milhares de policiais e bombeiros militares, mas também de seus familiares e de toda a sociedade”. (Assessoria)