Deputado Chiquinho Escórcio, ao lado dos vereadores Hamilton Miranda, pastor Luís Gonçalves e Chagão do PSD

Gil Carvalho

O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB), acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Hamilton Miranda de Andrade (PSD), e os vereadores Francisco das Chagas Alves de Brito, o Chagão do PSD, e Luís Gonçalves da Costa (PDT), o pastor Luís Gonçalves, constatou in loco no começo da manhã de ontem a superlotação na única agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) em Imperatriz.
“Nós viemos atendendo um convite dos vereadores, pois lutamos para resolver os problemas emergenciais que afetam o povo de Imperatriz”, declarou ele, que rechaçou o comportamento do segurança da agência que tentou expulsar os jornalistas da agência do INSS. “A imprensa é livre, pois esses fatos precisam ser divulgados”, pontuou.
Chiquinho Escórcio classificou como inaceitável o problema de superlotação, má prestação do serviço, falta de espaço físico, de acomodações confortáveis e principalmente do pequeno número de servidores para atender à grande demanda de pessoas na agência do INSS em Imperatriz. “Entro aqui e vejo uma senhora (quase 70 anos) que parece minha mãe, quase desmaiando, sem ter cadeiras suficientes para atender essa gente idosa. É um absurdo!”, disparou.
Sensibilizado, o parlamentar disse que não tinha conhecimento do problema, mas que lutará para viabilizar junto ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, providências para que seja alugado, em caráter de urgência, um imóvel para descentralizar o atendimento na única agência do INSS. “Nós queremos, diante dos fatos verificados, resolver em curto intervalo de tempo esse problema que é crônico”, disse.
O vereador-presidente Hamilton Miranda destacou os esforços da gerente Executiva da agência do INSS, Denízia Faria Ramos, que busca humanizar o atendimento na unidade local, embora não disponha das condições estruturais e de servidores para melhor atender à população de Imperatriz e de dezenas de municípios da região Tocantina.
“Esses servidores estão sobrecarregados de serviços, submetidos a um elevado grau de stress, pois percebemos a grande necessidade de novos funcionários que, segundo a gerente Denízia Ramos, chega ao número de 110”, avaliou ele, que enfatiza a ida nesta semana da gerente da agência juntamente com o deputado federal Chiquinho Escórcio a Brasília.
Ele disse que foram construídas novas agências nas cidades de Amarante do Maranhão, Estreito e Itinga, mas que nunca foram inauguradas pelo governo federal. “A gerente Denízia informou que está prevista apenas a inauguração da agência do INSS em Estreito – 125 km de Imperatriz”, revela.

Histórico - O pastor Luís Gonçalves diz que o problema de superlotação na única agência do INSS é fato histórico em Imperatriz, causando diversos transtornos à comunidade, principalmente idosos que ficam horas aguardando por atendimento. “O deputado Chiquinho Escórcio garantiu que irá se desdobrar para tentar resolver mais esse problema em nossa cidade”, frisa.
O vereador Francisco das Chagas, o Chagão do PSD, compreende que “esse não é um problema localizado, mas um reflexo observado em todo o país, pois essa é uma demanda reprimida provocada pela falta de investimentos ao longo dos últimos anos em novas agências em regiões estratégicas, como é o caso de Imperatriz”.