O encontro aconteceu no último dia 20, no Hotel Abbeville, em São Luís, e foi promovido pela deputada estadual Valéria Macedo (PDT) com apoio do Movimento pela Valorização dos Trabalhadores da Enfermagem.
A candidata à reeleição Valéria Macedo (PDT) fez ampla exposição dos projetos e das lutas em prol da categoria da enfermagem e da saúde pública, que tem travado na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na ocasião, Valéria reafirmou seus compromissos com a enfermagem e com outros trabalhadores da saúde. Prestou contas de sua atuação parlamentar e disse que seu mandato “deu voz à saúde pública, aos enfermeiros e a outros profissionais da área, dentre os quais os agentes comunitários de saúde”. O candidato a governador Flávio Dino (PCdoB), por sua vez, firmou compromissos com os profissionais da enfermagem que incluem enfermeiros, técnicos, auxiliares e demais trabalhadores da saúde no Maranhão.
Estavam presentes no evento representantes das diversas entidades da enfermagem como, por exemplo, a Associação Brasileira de Enfermagem, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, Sindsaúde de Imperatriz, entre outros, os quais fizeram uso da palavra e expuseram o quadro triste em que se encontra a saúde pública e os trabalhadores do setor.
“Acreditamos em você, Flávio, e estaremos sempre prontos a colaborar, mas queremos que a classe da enfermagem saia dessa situação de desrespeito em que vivemos; o que nos faz vir até você e trazer os trabalhadores da saúde para ouvir da sua boca, olho no olho, esse compromisso”, disse Valéria Macedo. A deputada denunciou ainda a situação de vulnerabilidade profissional a que está submetida a classe em função da precarização das relações de trabalho da maioria dos profissionais da enfermagem no estado “um verdadeiro terror, a que os enfermeiros estão submetidos nesta eleição, pressionados pelo governo, ONGS e OSCIPS a votarem em candidato do governo”.
Flávio Dino comprometeu-se com as lutas da classe e ressaltou: “Sempre fui aliado da luta dos trabalhadores da saúde, suas reivindicações, como as 30 horas, entre outras. Quando fui deputado, subi num trio elétrico na porta do Congresso Nacional e me comprometi com isso, portanto como governador não será diferente, me comprometo de nos primeiros dias do novo governo chamar as lideranças e as entidades representativas da saúde para juntos promovermos as mudanças na saúde de nosso estado”. Flávio Dino firmou compromisso com a enfermagem e com a saúde pública e assinou carta de compromisso, a qual publicamos aqui para o conhecimento de todos. (Assessoria)
Comentários