A parceria da Secretaria de Infraestrutura do Estado e a Caema pode colocar fim a uma demanda histórica que resulta em décadas de muito sofrimento para os moradores do grande Ayrton Sena, que integra os bairros Vila Palmares, Parque das Mangueiras e Vila Independente.
A convite do vereador Eudes Sousa, o secretário de Infraestrutura do Estado e presidente do PCdoB de Imperatriz, Clayton Noleto, acompanhado do vereador professor Adonilson (PCdoB), esteve reunido no fim de semana com as lideranças comunitárias e os moradores. Ele ouviu o desabafo e os relatos de muitos transtornos provocados pela falta d’água nos bairros.
As lideranças comunitárias relataram que nunca souberam o que é ter água nas torneiras em boa parte dos bairros que formam o grande Ayrton Sena.
O servente de pedreiro João Lima do Nascimento disse que, além de não contar com a infraestrutura das ruas, a única maneira de obter água é recorrer aos carrinhos de mão, latas d’água e à solidariedade dos vizinhos que possuem poços. “Desde o surgimento do bairro, nunca tivemos o privilégio de saber o que é uma água tratada, tomar banho num chuveiro e fazer as tarefas domésticas sem precisar andar com baldes, latas e carroças à procura de água”, desabafou o morador.
Clayton Noleto, depois de ouvir os moradores, explicou que não poderia inaugurar o sistema de distribuição de água do Santa Lúcia sem que o benefício seja estendido aos moradores do grande Ayrton Sena.
O secretário de Infraestrutura disse que conversou com o gerente da unidade de negócios da Caema de Imperatriz e esta semana será realizado um estudo para diagnosticar se o poço possui pressão suficiente para abastecer as residências dos quatro bairros.
De acordo com ele, se for comprovado que há condições, será necessário o investimento de R$ 130 mil para a canalização e distribuição da água. Porém, segundo Clayton Noleto, explicou aos moradores, caso não haja a condição estrutural necessária, a Caema terá que perfurar um novo poço, num investimento orçado em R$ 300 mil. “Caso não seja possível aproveitar a estrutura que vai beneficiar o Santa Lúcia, faremos o investimento em parceria com a Secretaria de Infraestrutura”, afirmou Clayton Noleto.
Segundo o vereador Eudes Sousa, o diálogo independente de coloração partidária e tem garantido a prioridade às demandas emergenciais da população. “Eu estava constrangido de ver o sofrimento das pessoas e, ao procurar o Clayton Noleto, fui bem recebido, assim como a população agora teve uma resposta rápida para um problema sério no bairro”, disse o vereador.
Clayton Noleto também se comprometeu em verificar que tipo de empecilho dificulta a conclusão das obras do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento no bairro. “Este problema impede que o bairro seja incluído por exemplo em obras do programa Mais Asfalto, do governo estadual”, disse o secretário de Infraestrutura.
Pessoas com deficiência
No último domingo, Clayton Noleto se reuniu na sede do PCdoB com os representantes da entidades que representam as pessoas com deficiência em Imperatriz.
O secretário de Infraestrutura se comprometeu em voltar a fazer uma reunião com as entidades de defesa das pessoas com deficiência em Imperatriz, de priorizar a acessibilidade nas obras de infraestrutura do governo do estado realizadas na cidade e de levar ao governador do Estado uma carta com as ações necessárias à melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência. “Admiro a capacidade que vocês têm de superar os problemas e de se organizar para buscar soluções”, destacou Clayton Noleto, acrescentando que vai propor a inclusão da Secretaria de Direitos Humanos do estado na discussão dos problemas. “Sabemos o tamanho das dificuldades de gerir um estado que possui uma enorme lista de demandas reprimidas pelo descaso do governo anterior e a falta de respeito com a população, mas estamos mesmo diante dos problemas procurando dar respostas rápidas à comunidade”.
Evandro Fernandes, presidente da Movimento das Pessoas com Deficiência, destacou a disponibilidade do secretário de Infraestrutura ao diálogo e à busca das soluções e ressaltou o tamanho da dívida das gestões públicas. “Sabemos que as demandas são muitas para todos os setores e imagine o quanto fomos colocados em segundo plano”, desabafou Evandro Fernandes. “Estou confiante neste início de diálogo, sabemos que as nossas dificuldades perpassam a acessibilidade e passam pela saúde, educação e outras demandas, mas estamos confiantes que esta realidade pode ser mudada”.
Da reunião, o secretário de Infraestrutura seguiu para o povoado Cacauzinho, onde anunciou às lideranças comunitárias e aos moradores do local a recuperação da estrada que vai possibilitar melhor tráfego e o escoamento da produção agrícola na região. “Além de melhorar o acesso às BRs, com a recuperação das rodovias estaduais, estamos recuperando as estradas vicinais, perfazendo só na região tocantina quase 80 km de vias em locais que foram esquecidos pelo poder público durante muitas décadas”, explicou Clayton Noleto. (Mozart Magalhães / Assessoria do PCdoB)
Comentários