Cidelândia - O candidato a vereador mais jovem nas eleições de 2012 é de Cidelândia. Trata-se de Matheus Braz (PSB), filho do vereador mais votado nas eleições de 2008, Elivan Braz, hoje candidato a vice-prefeito na chapa de Adauto do Baratão.
Matheus tem apenas dezessete anos, mas completa dezoito antes da data da posse. Como a Lei Eleitoral lhe faculta esse direito, ele aceitou o desafio como forma de despertar na juventude o interesse pela participação na política local. Afinal, é ela que determina os rumos dos recursos recebidos e sua aplicação na educação, saúde, esporte e cultura.
Um dos pontos de inquietude de Matheus Braz, inclusive o que mais o motivou a lançar seu nome à Câmara de Cidelândia, é a falta de políticas públicas para os jovens. "Esses estão desassistidos, principalmente, na cultura e no esporte", lamenta, acrescentando que "o poder público tem que fazer o seu papel criando áreas de lazer, quadras de esporte nos bairros e incentivando todas as festas que envolvam os jovens, e assim, evitando que esses tenham contato com as drogas", finaliza, questionando: se os nossos jovens não são preparados, hoje, como teremos bons adultos, amanhã?
A formação profissional de jovens também é defendida pelo candidato. Para Matheus, a prefeitura, a partir de bons projetos, precisa buscar a parceria do SENAI e de outros órgãos para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes que deem aos jovens formação e oportunidade de trabalho.
Matheus Braz é natural de Cidelândia e sempre estudou em escola pública. Parte do fundamental e o ensino médio completo deu-se na Escola Isaura Amorim. (Assessoria)