Representante da Apac, em Imperatriz, explicou como funciona o método

Na última sexta-feira (13) foi realizada, no auditório do Campus Centro da UFMA de Imperatriz, uma palestra sobre o “Método APAC – Instrumento de efetivação da dignidade humana na execução penal”, promovida pelo curso de Direito da UFMA, ministrada pelo representante da Fraternidade Brasileira de Assistência ao condenado, pastor Walmir Nogueira da Silva. A palestra teve como objetivo informar a comunidade acadêmica sobre o trabalho que a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) vem realizando.
De acordo com Walmir Nogueira, a principal missão da APAC é recuperar o preso e reintegrá-lo à sociedade, garantindo também a segurança da comunidade. “Recuperando o preso, nós teremos uma sociedade protegida, estaremos dando oportunidade para aquelas pessoas que cometeram um crime de não mais cometê-lo”, afirma. Ele acrescenta ainda que a associação é uma alternativa viável de recuperação e reintegração social dos presidiários.
A APAC foi criada em Minas Gerais e implantada em Imperatriz no dia 04 de novembro de 2009. Possui registro em cartório e conta com parcerias do Poder Judiciário e Ministério Público. É um presídio com algumas características diferentes do convencional e possui o lema “Todo mundo é maior do que o seu eu”. Os detentos “apaquianos” cumprem uma dinâmica de trabalho, estudam, participam de cursos profissionalizantes, realizam trabalho de higienização, entre outros, e não há presença da força policial. Uma vez que o preso se adapta à metodologia, não é preciso fazer uso da policia, os detentos não fogem dos presídios. A maior parte dos prisioneiros que fazem parte Associação de Proteção e Assistência aos Condenados são reincidentes e vieram de penitenciarias comuns.
É um trabalho de ressocialização vinculado a evangelização. Os recuperandos recebem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica, prestada pela comunidade em que se localizam. A palestra foi aberta e teve a participação de acadêmicos de vários cursos. (Ascom UFMA)