A relevância do papel do advogado foi um dos temas abordados por Marlon Reis

A relevância do papel do advogado foi um dos temas abordados pelo idealizador da Lei da Ficha Limpa, o advogado e doutor em sociologia jurídica Marlon Reis, durante o evento em comemoração à "Semana do Advogado", realizado na noite de ontem (09/08) na Devry/Facimp.

 Conhecido nacionalmente por ser um dos idealizadores da Lei complementar nº. 135 de 2010, a Lei da Ficha Limpa, que visa a inelegibilidade de candidatos condenadas por crimes ou que tenham processos em andamento na Justiça Eleitoral, o advogado tocantinense comentou que o conturbado cenário político do país, em que lideranças governamentais estão envolvidas em escândalos de corrupção, faz com que haja um deslocamento do interesse público para a área do direito, no qual o advogado exerce função central.  
"O debate brasileiro envolve sempre a figura do jurista. Hoje, o grande debate político está completamente submetido às discussões no âmbito do direito, com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal, ao Tribunal Superior Eleitoral e, portanto, este é um grande palco para o advogado que atua nas áreas de direito eleitoral, constitucional e muito frequentemente, agora, na área do direito criminal", ressalta o advogado.  
Em sua passagem por Imperatriz, Marlon convocou os alunos a refletir ainda sobre um campo da advocacia que, segundo ele, está sendo descoberto agora: o direito coletivo. Em um momento em que a reforma trabalhista proposta pelo governo acaba de ser aprovada, em meio a polêmicas e críticas da oposição, o advogado tratou de salientar, com o tema "Defesa de direito de grandes coletividades", tanto as bases legais que sustentam os direitos dos cidadãos lesados por determinadas empresas quanto a atitude do advogado como intermediador da situação.
As ações do advogado, bem como seu cotidiano profissional, foram abordadas na segunda palestra da noite pelo conselheiro da OAB de Imperatriz e procurador adjunto do município, Bruno Caldas Siqueira Freire. Com o tema "O perfil e desafios da advocacia contemporânea", Freire destacou a necessidade de especialização dos profissionais como forma de manter-se sempre atualizado com as demandas da sociedade. "O advogado é o profissional que restabelece a esperança individual e a esperança da sociedade. A justiça é essencial e, por isso, necessitamos de formação acadêmica de qualidade para fortalecer a profissão e a justiça", afirmou.
O advogado salientou ainda a relevância do evento, pois, segundo ele, o diálogo entre as instituições e a comunidade acadêmica é o caminho para a formação e execução eficiente da advocacia. "Este é um momento de reflexão afim de abordar a atual situação da advocacia no cenário nacional. É uma satisfação poder contribuir com a formação acadêmica, o que se faz necessário, para que a advocacia seja cada vez mais forte, sólida e eficiente", comentou.
A Semana do Advogado 2017, foi realizada no auditório da Devry/Facimp e contou com a participação de acadêmicos e docentes do curso de direito da instituição, em alusão ao Dia do Advogado, celebrado anualmente no dia 11 de agosto