Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz o chamam de convênio 34/2011 mas, para a população, ele é o convênio que vai resolver o problema da grota José de Alencar, além de possibilitar o asfaltamento de várias ruas. O termo que garante a realização destas obras aconteceu na manhã de ontem (14), na Câmara Municipal.
Do total de dez milhões de reais que vinham sendo anunciados, a governadora Roseana Sarney assinou um convênio de cinco milhões. A outra metade (convênio), informou a governadora, será liberada na reabertura do Orçamento Geral do Estado, ano que vem.
Estavam presentes ao evento o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; a governadora do Maranhão, Roseana Sarney; o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, além do presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda; dos vereadores Alberto Souza, Joel Costa, Chagão, Fátima Avelino, Luiz Gonçalves; secretários municipais e estaduais.
As conversas sobre o convênio começaram em julho. Ao todo, foram liberados cinco milhões, sendo que a prioridade é resolver o problema da grota José de Alencar, no Bonsucesso. O restante será utilizado para iniciar o asfalto de várias ruas. No início do próximo ano, o Estado deve liberar mais cinco milhões.
Ao todo, a Prefeitura espera asfaltar 71 quilômetros de ruas com os dez milhões da parceria. Nos projetos feitos pela equipe da Secretaria Municipal da Infraestrutura consta o asfaltamento das poucas ruas que restam ser pavimentadas na Nova Imperatriz.
Segundo o prefeito Sebastião Madeira, todos os avanços observados durante o seu governo são resultados da combinação entre uma boa administração e as várias parcerias firmadas no período. Ele destacou a superação das divergências políticas para alcançar um objetivo comum, que é melhorar as condições de vida da população. “Ao invés de gastar energias para se destruir, vamos gastar energias para construir uma vida melhor para a população de Imperatriz”, explicou o prefeito.
Parceria
O prefeito aproveitou para mandar um recado aos críticos da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Ele destacou que Roseana Sarney deve governar para todo o estado e, assim, tem incluído Imperatriz na sua agenda.
“Quando se vence a eleição, você é governador de todos. Às vezes, algumas pessoas perguntam ‘Madeira, como é que você dá atenção a essa pessoa. Ela sempre foi contra você’. E eu sempre respondo ‘olha, eu olho a vida é pelo para-brisa, não pelo retrovisor”, explicou o prefeito.
A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado já rendeu diversas obras ao município, entre elas as pontes da Coronel Manoel Bandeira e Godofredo Viana, já concluídas, e mais recentemente a revitalização da Avenida Getúlio Vargas.
A grota
A Grota José de Alencar passa no centro do Bonsucesso, notadamente no meio da feira que dá nome ao bairro.
Ao longo dos anos, o córrego se tornou um esgoto a céu aberto e fonte de disseminação de doenças. Em campanha, o então candidato Madeira passou no local e garantiu às lideranças políticas e comunitárias do Santa Rita, como Pedro Ambrósio e Chagão, incluir a grota como uma das prioridades de sua gestão.
Madeira conseguiu a indicação de emendas parlamentares dos deputados Domingos Dutra (PT) e Pedro Fernandes (PTB) ao Orçamento Geral da União para a consecução da obra, mas as emendas não foram liberadas pelo Governo Federal.
Depois, já eleito, o prefeito esteve no local com o advogado Daniel Macedo, filho do secretário de Estado da Comunicação, Sérgio Macedo, que se comprometeu em fazer gestões perante a governadora Roseana Sarney para a execução da obra.
O pleito ganhou mais força quando nove dos treze vereadores assinaram um documento incluindo a grota na lista de obras consideradas prioritárias para Imperatriz. Houve comprometimento da governadora, que pediu ao prefeito Madeira que incluísse o saneamento da grota no projeto do convênio dos dez milhões de reais, cuja primeira parte foi assinada ontem pela governadora e o prefeito. (Comunicação)
Comentários